Páginas

Quem sou eu/ quem é você???


Quem sou eu/

quem é você???


pergunto: Que é o homem para que com ele te importes? E o filho de Adão para que venhas visitá-lo? (Salmo 8. 4)



Introdução.


Em regra geral temos o costume de nos diminuir e às vezes até usamos  textos como este supracitado.  Isso em alguns casos até com o codinome de humildade, o que está longe de ser. Precisamos ter a revelação do PAI, de quem somos e qual a finalidade da nossa existência, caso contrário, vamos passar uma vida inteira de erros, de fracassos, de tristezas e o pior, de não cumprir o motivo da nossa existência, o que nos torna extremamente vazios.  


Ser o que você foi feito para ser, não é arrogância, é cumprimento do papel, e você eu precisamos compreender essa verdade. O sol não é arrogante porque brilha mais que os demais, ele foi criado para tal. Não percebo nenhuma estrela tentando ofuscar a outra, porque cada uma tem seu brilho. Assim, poderíamos elencar uma quantidade exorbitante de exemplos onde cada ser criado cumpre seu papel sem óbice algum. 


O que devemos considerar, que não é de bom tom, fugirmos deste papel em hipótese alguma, o que ao meu ver, acontece de forma desenfreada. Uns pensam que são além do que realmente são, e outros se minimizam ao extremo, não valorizando a finalidade para que foram criados. Tendo isto em vista, devemos descobrir esta finalidade, que consequentemente resolveremos qualquer um destes problemas referidos acima. Isto porque certamente encontraremos nosso lugar na criação. 

Para os que se diminuem ao extremo e usam textos como este citado no início, vejamos seu contexto: 


Quando admiro os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali estabeleceste, pergunto: Que é o homem para que com ele te importes? E o filho de Adão para que venhas visitá-lo? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; tudo sujeitaste debaixo dos seus pés: todos os rebanhos e manadas e os animais selvagens também, as aves do céu, os peixes do oceano e tudo o que percorre as correntes marítimas.


(Salmo 8. 3 ao 8)


O salmista Davi está falando da criação e exaltando o CRIADOR. Ele fala da grandeza tanto de um quanto do outro, e em meio a isto, ele se refere ao homem e recita o versículo 4, em destaque acima. Logo a seguir ele vai dimensionar o homem, dar tamanho, importância ou seja, responder a pergunta que ele mesmo fez. Ele diz que fomos feitos menores do que os anjos, mas fomos coroados de glória e de honra. E o CRIADOR ainda sujeitou toda a criação a nós, homens. 


De fato, não temos motivos para nos sentirmos os menores, os piores, porque em meio a toda a criação, fomos colocados pelo CRIADOR em lugar de destaque, repare,  não foi eu e nem mesmo você que se colocou, mas o CRIADOR de tudo nos colocou neste patamar, devemos apenas viver isso sem arrogância. 


Para os que pensam que são mais do que realmente são: 


Para algumas pessoas que confiavam em sua própria justiça e menosprezavam os outros, Yeshua contou ainda esta parábola: “Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava em seu íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: roubadores, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. (Lucas 18.10 ao 12)


Nitidamente este homem se sentia acima dos demais homens, este é o arrogante. Reitero, não há problemas em ser o que você foi criado para ser, mas o que não se deve é desejar ser além e ainda querer ofuscar o brilho dos demais. Em contrapartida, no mesmo texto, encontramos o oposto, veja: 


Entretanto, o publicano ficou à distância. Ele sequer ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, confessava: ‘Ó Deus, seja benevolente para comigo, pois sou pecador’.  (Lucas 18.13)


Yeshua, como um juiz justo, dá o veredito, a sentença final sobre a causa: 


Eu vos asseguro que este homem, e não o outro, foi para sua casa justificado diante de DEUS. Porquanto todo aquele que se vangloriar será desprezado, mas o que se humilhar será exaltado!”

  (Lucas 18.14)


Nessa sentença, para os mais atentos a leitura, fica uma brecha a ser discutida, a saber: 


...mas o que se humilhar será exaltado!


Então devemos nos humilhar, devemos nos sentir pequenos, menores, insignificantes e etc?  A resposta é sim, diante de DEUS, pois os dois estavam em oração, estavam diante do CRIADOR de tudo. O que neste caso, não somente este texto vai nos indicar tal rota, mas outros irão arbitrar de forma clara sobre o tema:


 Sendo assim, humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus,

para que Ele vos exalte no tempo certo,

(1ª Pedro 5. 6)


Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará!

(Tiago 4. 10)


Repare que os dois escritores usaram a mesma terminologia, e concordaram totalmente entre si. E o fato mais relevante aqui é que os dois textos deixam bem claro que o CRIADOR vai exaltar a criação, ou seja, não há necessidade de buscar “um lugar ao sol”. Ao ser criado, toda a criação foi feita com o devido propósito. Buscar “um lugar ao sol”, pode incorrer em, estar fugindo do seu propósito primário, pelo qual foi criado.  Isso vai gerar descontentamento, frustração, fracassos, medos, angústias e uma série de outros sentimentos indesejáveis. 


A pergunta que não quer calar.


Como descobrir qual a finalidade a que fui criado? Alguns dias atrás o ETERNO trouxe ao meu coração uma frase que me impactou e a alguns outros também, a frase é:


“Quando perder a razão da sua existência, busque ao CRIADOR, ELE sabe porque te criou” (Baseada em Jeremias 1.5)


Para se descobrir qual é a sua função no corpo, na criação, precisa-se primeiro definir se está no caminho ou fora dele. Se por acaso, até aqui, o que existe é um vazio muito grande, mesmo servindo, em tese, ao ETERNO, então sim, está fora do caminho. Então deve-se promover uma ruptura com esta rota contrária a vontade do ETERNO, o que neste caso, imediatamente nos coloca na rota correta ou pelo menos mais próximo dela. Yeshua disse: “Eu sou o caminho” e também disse: “Meu fardo é leve e suave”.


Dois pontos relevante ao nosso entendimento:


Se estou perdido, não estou no caminho que é Yeshua.

Se não estiver leve e muito menos suave, estou caminhando fora da rota.

 

Por estes princípios aplicados, podemos definir se estamos ou não no caminho. Se a resposta for não, então devemos descobrir, encontrar o caminho. 


O que podemos afirmar concernente a isso é que a Bíblia nos ensina que homens foram chamados, e ao receberem esse chamado lhes foram revelados este caminho. Podemos exemplificar Abraão em Gênesis 12. Jacó em Gênesis 28. Moisés em Êxodo 3… e vários outros. O homem precisa de um encontro com seu CRIADOR, que com certeza vai revelar a finalidade de sua criação. Ninguém mais do que o CRIADOR deseja que sua criação se enquadre no propósito DELE. 


Bom, ao conhecermos a motivação do CRIADOR a nosso respeito, iremos dirimir toda e qualquer dúvida de quem somos, porque estamos aqui, o que devemos fazer. Querido, se entendemos isso, muitos dos nossos problemas são anulados, crises existenciais são dissolvidas de uma forma assustadora. Posso afirmar que a maioria dos nossos problemas são exatamente porque não conhecemos esse motivo para o qual fomos criados e erramos muito o caminho, o que nos gera muito desconforto. É claro que ao estar cônscio deste fato não vai nos eximir de problemas, visto termos em nós mesmo a nossa humanidade, mas muitos destes, serão sanados, e poderemos nos concentrar em verdadeiros problemas, o que nos poupará energia para vencê-los. Vou encerrar deixando texto bíblico para reforçar o ensino aqui ministrado. 


Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8. 32) 







Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...