Páginas

COLECIONADORES DE FRACASSOS

 


       Sempre que pensamos em colecionar algo, naturalmente vem a nossa mente, coisas bonitas, interessantes, algo que desperte o nosso desejo, algo que nos remeta a bons momentos, boas lembranças. Coleções muitas vezes nos lembram de algo relacionado a infância. Qual criança nunca colecionou figurinhas, papéis de carta, carrinhos !? São infinitas possibilidades. Mas, suponho que ninguém pense em colecionar coisas ruins, tristes ou feias.

       Mas, hoje quero falar de coleções que nem sempre queremos ou buscamos. Coleções de fracassos. Sim, às vezes, inconscientemente somos colecionadores de fracassos. Aos nossos olhos ou até mesmo aos olhos das pessoas que nos cercam, nossa vida se resume a fracassos recorrentes. Tudo parece dar errado, aparenta não ter solução, parece que as coisas não mudam e tudo se repete por várias e várias vezes.

       Coleções intermináveis de situações mal resolvidas, de lágrimas silenciosas, de frustrações, decepções, de incapacidade. Áreas de nossas vidas que são motivo de vergonha, de acusação, de confronto. Onde parece não haver êxito algum. Foi em uma situação assim, que a frase do título veio à minha mente: “ Colecionadores de fracassos”  e por muitos dias meditei a respeito do que tal frase significava. A princípio, pensei no óbvio, na verdade explícita da realidade de pessoas que vivem uma vida carregada de fracassos, de quedas, de dores, de culpas, de estagnação... Mas, ao lembrar de uma história bem conhecida da Bíblia, me deparei exatamente com alguém, que também vivia uma realidade de colecionadora de fracassos e que teve a oportunidade de ter sua vida transformada, de fracassada para  verdadeira adoradora, alguém que recebeu de Jesus a água viva que preencheu completamente todo o vazio que havia naquela alma destruída pelas frustrações da vida.

       Sim, a mulher samaritana, famosa pelo diálogo que teve com Jesus no poço de Jacó, era uma colecionadora de fracassos. Pense comigo, se nos dias de hoje ha julgamento e acusações diante de casamentos destruídos, imagina no tempo da Bíblia, quando essa realidade era ainda mais difícil, principalmente tratando-se das mulheres. Hoje, mulheres são de certa forma independentes e imponderadas, mas, no passado, a maioria era totalmente dependente do marido e ficava desamparada, em um contexto de divórcio. Enfim, a mulher samaritana convivia com a realidade de ter passado por 5 divórcios e ainda viver uma situação em que nem esposa era mais, pois, diante de tantos fracassos em sua vida sentimental; talvez por ter desistido de tantas tentativas frustradas; agora,  se sujeitava a uma vida totalmente errada para os padrões morais da época.  O relato não deixa claro se essa mulher era uma amante ou se simplesmente vivia um relacionamento amasiado,  mas,  de qualquer maneira, pelas atitudes dela, podemos concluir que  não vivia de forma confortável e digna. Provavelmente convivia diariamente com olhares e comentários maldosos. O que fica evidente através do horário que essa mulher foi ao poço buscar água, exatamente no momento mais quente do dia e evidentemente também, o mais vazio. Com certeza essa mulher fazia tudo que estava ao seu alcance para se esconder e tentar evitar os muitos julgamentos e condenações que enfrentava cotidianamente. Ela transparece todo o cansaço, toda falta de esperança, todos os fracassos colecionados no decorrer de sua vida.

       Não se sabe em que circunstâncias seus casamentos haviam terminado, mas até para os dias de hoje, 5 relacionamentos destruídos é um número considerável. Podemos imaginar que, naturalmente, essa mulher convivia ha tempos com a sensação interminável de inadequação, de não se encaixar, de falta de valor, de rejeição e tantos outros sentimentos ruins.

       Ela não é tão diferente de nós. Diante de coleções questionáveis,  de vida em frangalhos, é normal buscarmos por lugares onde possamos nos esconder. E escondemos até de nós mesmos. Porque enfrentar os fracassos não é fácil. O confronto com a verdade que grita em nossa alma é insuportavelmente dolorido e apenas a água viva que o Mestre nos oferece, é capaz de acalmar toda tempestade de nosso interior. É capaz de transformar derrota em vitória, transformar “água em vinho”,  tristeza em alegria.

       Somente o encontro com o Mestre, mesmo nos lugares mais escondidos ou improváveis,  é capaz de ressignificar nossas coleções de fracassos e  dar-nos um novo sentido de viver!

 

“Jesus disse: Quem beber desta água terá sede outra vez mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede ao contrário a água que eu lhe der se tornará uma fonte de água em seu interior jorrando para a vida eterna.”  ( João 4: 13 e 14)



JOSI🦋

Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...