Páginas

A dimensão da obra do ETERNO

 


A dimensão da obra do ETERNO


Gênesis 12. 1 ao 3. Então o SENHOR veio a Abrão e lhe ordenou: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e dirige-te à terra que te indicarei! Eis que farei de ti um grande povo: Eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; serás tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar. Por teu intermédio abençoarei todos os povos sobre a face da terra!”


Introdução: 

Ouvimos muito a frase, “a obra de D-US em sua vida é muito grande”. Mas na verdade até o presente momento não consegui dimensionar e não vi ninguém fazê-lo. Então para dimensionar   algo temos que ter um critério de tamanho, que visa diferenciar o grande do menor e vice-versa. Mas em se tratando das coisas relacionadas ao CRIADOR, não podemos usar esse princípio de medidas, porque tudo que ELE faz é grandioso. Yeshua por exemplo fez obras maravilhosas, porém veja o que Ele mesmo diz: 


João 14:12

 Em verdade, em verdade vos asseguro que aquele que crê em mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, pois eu vou para o meu Pai.


E além da dificuldade para dimensionar, devido a subjetividade da questão, ainda teremos a especificidade, que seria exatamente a obra que foi feita em cada indivíduo de acordo com seu prisma. A obra que foi feita em minha vida, até aqui, ao meu ver é incomensurável. Se pudéssemos conversar com cada pessoa que recebeu algo de Yeshua, com certeza ele diria o mesmo, então nos resta a pergunta:


Como dimensionar a obra do ETERNO em nossas vidas? 


Esse assunto dilatou em minha alma, porque conversava com uma pessoa e me foi dito o seguinte; 



“Hoje ouvi uma palavra sobre " a grande obra"  que DEUS quer fazer.  Não é algo externo, é interior. A grande obra é dentro de nós…” 

(Transcrição exata das palavras da pessoa.)



Bom, se partimos deste princípio então ficará ainda mais subjetivo e mais dificil qualquer tipo de medida. O que nos daria uma frustração muito grande, por não ter a resposta a pergunta que estamos nos fazendo. Porém acreditamos piamente que a Palavra de D-US tem respostas para todas as perguntas e vamos discorrer textos com a finalidade de elucidar o assunto. 



Como dimensionar a obra do ETERNO? 


Em primeiro momento vamos usar uma simples analogia para gerar uma imagem em sua mente e consequentemente o entendimento.



Nascente do Rio São francisco (Serra da Canastra MG Brasil)




Veja como é modesta a nascente deste rio, na verdade parece um pequeno córrego. Porém leia essa informação:


 5. Rio São Francisco

O famoso ‘Velho-chico’ está na lista, por ser realmente o 5 maior rio do Brasil. Suas nascentes são no Estado de Minas Gerais, mais especificamente, nasce na Serra da Canastra. Este rio é um dos mais importantes do Brasil, principalmente para o Nordeste brasileiro. Com mais de 3,1 mil quilômetros de comprimento o rio corre pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Seu curso termina no desague com o Oceano Atlântico. O velho chico é um dos principais responsáveis pela irrigação e do semiárido brasileiro.


Um trecho navegável do Rio São francisco.


Então pensamos assim; O que tem tudo isso haver conosco ou com o assunto em questão? Veja o que Yeshua diz que vai clarear seu entendimento.


João 4.14.

aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.” 



Baseado nisso temos alguma ideia de tamanho, sabemos sim, que se inicia no interior de cada ser alcançado pela graça, mas não tem como conter esse rio. Ele cresce de uma forma que vai jorrando e alcançando mais e mais pessoas, gerando vida, renovo,cura e etc. E a cada pessoa alcançada através de um salvo, a sua fonte interna cresce, e aos poucos vai se tornando caudalosa. Então somos afluentes uns dos outros, que visamos desaguar no grande mar.  


Na prática.



Gênesis 12. 1 ao 3

Então o SENHOR veio a Abrão e lhe ordenou: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e dirige-te à terra que te indicarei! Eis que farei de ti um grande povo: Eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; serás tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar. Por teu intermédio abençoarei todos os povos sobre a face da terra!”


O ETERNO deu início a obra na vida de Abraão de forma muito simples, e tenhamos a certeza, Abraão não sabia onde ia chegar, mesmo o ETERNO lhe dando revelações, pelo menos a principio não, pode ser que mais tarde, ele entendeu. 


Gênesis 15. 5.

 Então o SENHOR conduziu Abrão para fora da tenda e orientou-o: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes”. 

E prometeu: “Será assim a tua posteridade!” 


Gênesis 22. 17. 

que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a 

areia que está na praia do mar;


Veja que o ETERNO faz a promessa, repete e ainda acrescenta o termo “areia da praia”. Isso designava a imensidão da obra que seria feita através da vida deste homem. Mas esse rio, que me alcançou, iniciou com uma pequena fonte, a única coisa que Abraão desejava era um filho, e não uma multidão de filhos como a areia da praia ou as estrelas do céu. Porém eu e muitos outros foram alcançados pela fonte que se iniciou nele e passou por tantos afluentes que não teríamos como registrar aqui, mas chegou até nós e está em andamento. Este rio passou pelos apóstolos, que se tornaram afluentes, e aumentaram suas aguas o tornando cada vez mais caudaloso. Shaul Shaleach ou simplesmente Paulo, bebeu dessa água e se tornou um poderoso afluente.


Assim aconteceu até que chegou em nós, e também nos tornamos afluentes deste rio e agora precisamos passar para as gerações futuras, isso vai designar o tamanho da obra. Quantas pessoas iremos alcançar em nossas vidas, e depois que morrermos, deixaremos um legado espiritual ou morre tudo junto? Quantos homens morreram e nos deixaram sua vida falando conosco, quantas histórias de homens e mulheres que fizeram tanto pelo evangelho que suas vidas mudam nossas vidas nos dias de hoje. Como não citar João Bunyan, Jhon Wesley, Jorge Whitfield, Lutero, Moody etc. Todos estes e muitos outros estão na galeria da fé de Hebreus 11 sem dúvidas.


Conclusão:


Para dimensionar a obra do ETERNO em nós em tempos hodiernos, é muito difícil. Acredito que saberemos exatamente somente na restauração de todas as coisas.  O que deixamos neste texto é apenas uma ideia, uma vaga ideia.  A única coisa que temos certeza agora, é que somos uma pequena fonte, jorrando juntamente com outras, que se juntam e formam um grande rio, que deságua no mar. Este é, ao meu ver, o mais próximo que podemos chegar no que diz respeito ao tamanho da obra. 


Ezequiel 47. 

Depois disso me fez voltar à entrada do templo; e eis que saíam umas águas por debaixo do limiar do templo, para o oriente; pois a frente do templo dava para o oriente; e as águas desciam pelo lado meridional do templo ao sul do altar.    2 Então me levou para fora pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora até a porta exterior, pelo caminho da porta oriental; e eis que corriam umas águas pelo lado meridional.   

3 Saindo o homem para o oriente, tendo na mão um cordel de     medir, mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.    4 De novo mediu mil, e me fez passar pelas águas,  águas que me davam pelos joelhos; outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos.    5 Ainda mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar; pois as águas tinham crescido, águas para nelas nadar, um rio pelo qual não se podia passar a vau.    E me perguntou: Viste, filho do homem? Então me levou, e me fez voltar à margem do rio.    7 Tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia árvores em grande número, de uma e de outra banda.    8 Então me disse: Estas águas saem para a região oriental e, descendo pela Arabá, entrarão no Mar Morto, e ao entrarem nas águas salgadas, estas se tornarão saudáveis.    E por onde quer que entrar o rio viverá todo ser vivente que vive em enxames, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão estas águas, para que as águas do mar se tornem doces, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.


Estas águas como diz a profecia, onde tem chegado tem feito curas maravilhosas. Quem bebeu dessa água tem a obrigação de se tornar afluente e aumentar as águas desse rio e sua dimensão. Fazendo isso vamos alcançar mais e mais pessoas e tornar a obra maior. Isso é tão maravilhoso por nos deixar claro que não posso fazer esta obra sozinho, pois seria insignificante, ineficaz. Eu preciso de você para juntos sermos caudalosos da graça do ETERNO  assim chegar mais além e encerrar somente com a chegada da eternidade. Amém Amém



Referencias bibliográficas

  1. Os 5 maiores rios do Brasil/ fontemirante/ 2022 https://www.fontemirante.com.br/os-5-maiores-rios-do-brasil/ 26/06/2022

https://bibliaportugues.com/kja   26/06/2022





Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...