Páginas

O poder da Palavra na criação, o poder da oração.

 

Genesis 1. 

No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2 A terra, entretanto, era sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.


Quando nós vamos trabalhar em algum lugar que está escuro, a primeira coisa que se prepara é a luz, iluminação. 3 Disse Deus: “Haja luz!”, e houve luz. Foi exatamente o que o ETERNO fez, embora não haja consenso sobre este texto, existem várias interpretações, nós vamos neste caso, adotar o literal.  8 E Deus ao firmamento deu o nome de “Céu”. A tarde passou, e raiou a manhã: esse foi o segundo dia. O ETERNO criou o céu,  mas apenas a luz e o céu até este momento, parece estar faltando coisas nesta pintura, nesta construção. 


9 Então disse Deus: “Que as águas que estão sob o céu se reúnam num só lugar, a fim de que apareça a parte seca!” E assim aconteceu. 10 Deus outorgou o nome de “Terra” a parte seca, e a massa das águas que se haviam juntado Ele chamou de “Mares”. E observou Deus que isso era bom.


Agora ele faz separação das águas e aparece então a terra. infere-se então que era como um grande mar de lama, o ETERNO mandou que as águas se juntassem em um lugar, a terra ficou seca. 


11 E determinou: “Que a terra seja coberta com todo tipo de vegetação! Plantas que dêem semente e árvores cujos frutos produzam sementes conforme suas próprias espécies”. E assim aconteceu.


Agora são criadas as plantas, inclusive e principalmente as alimentícias. Parece já ter um propósito definido, caso contrário, para quê criar frutos?  



14Declarou Deus: “Haja luminares no firmamento do céu a fim de separar o dia da noite; e sirvam eles de sinais para definir as estações, dias e anos; 15e que sejam também luzeiros nos céus, para iluminar toda a terra!” E assim aconteceu. 16Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia e o menor para regular o andamento da noite. E formou também as estrelas. 17Deus colocou todas essas luzes nos céus a fim de iluminarem toda a terra, 18para dirigirem o andamento do dia e da noite e fazerem separação entre a luz e a escuridão.  

Veja o restante do quadro, da construção, faltava o sol, a lua e as estrelas, agora o ETERNO vem com seu poder criador através da palavra e dá vida ao quadro, a construção. 



24E disse Deus: “Que a terra produza seres vivos segundo suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e todos os demais seres viventes da terra, cada um de acordo com sua espécie!” E assim aconteceu.


O ETERNO cria seres vivos, mas algo me chama atenção aqui; “rebanhos domésticos”  Tem algumas versões que usam até a palavra gado. E pasmem, a melhor tradução é essa mesmo, vejam: 


בְּהֵמָה

(feminino)


Fem./Plural:

Transliteração: behemah

Tradução: besta, animal, gado


O que podemos definir com essa frase?



27Deus, portanto, criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou. 28Deus os abençoou e lhes ordenou: “Sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra!” 


Repare algo interessante neste texto acima “macho e fêmea os criou” “sede férteis e multiplicai-vos"  No capítulo 2 de Gênesis, a criação da mulher parece ser posterior, em Gênesis 1 parece ter sido juntamente com o homem. Na verdade, a capitulo 2 são os detalhes da criação. Enquanto o capítulo 1 dá um resumo do que foi feito, o capítulo 2 conta exatamente como foi feito, apenas isso. 


29E acrescentou Deus: “Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes: esse será o vosso alimento!

Aqui nós descobrimos porque o ETERNO cria os frutos, as plantas alimentícias. ELE já tinha em mente tudo que precisava fazer. 



Como aplicar essas verdades em nossas vidas de forma prática? 


Já ouvimos em demasia que nossa palavra tem poder, e  eu até concordo com isso em tese, porém acredito de fato que se nossas palavras estiverem associadas a Palavra do ETERNO, a sua vontade e seu reino, então sim, nossa palavra tem peso, desconectado disso, tenho ressalvas. Vejamos o que provérbios 18.


20 O homem se fartará do fruto da sua boca; dos renovos dos seus lábios se fartará.  21A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.  


Neste texto acima, percebemos que a palavra pode produzir fruto, fartura, vida e morte. Então sim, existe um poder muito grande na fala, na palavra, imagina isso associado ao propósito perfeito do ETERNO? Eu imagino que se aliarmos, convergimos  nossas palavras ao propósito do ETERNO, seremos então boca de D-US na terra, ou mais conhecido como profeta. 


Vamos analisar um texto bíblico a fim de elucidar ainda mais o assunto: 


 38 Então ele se pôs a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!    39 E os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse; ele, porém, clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!    40 Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem. Tendo ele chegado, perguntou-lhe:    41 Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.    42 Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.    43 Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus.(Lucas 18.) 


Um cego ao saber que Yeshua estava passando dá início a uma performance um tanto quanto exótica a fim de chamar sua atenção. Então ele grita, “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Porém eu te pergunto, o que a frase “tem compaixão de mim” exprime exatamente? Nada,absolutamente nada, e a prova disso que Yeshua diz: O que queres que eu te faça, porque ter compaixão é muito amplo? Eu posso ter compaixão de você e te dar uma esmola, um copo com água, um cobertor para se aquecer do frio etc. Então o cego responde de forma exata, deixando claro o que ele quer: “Senhor, que eu veja”. Com isso podemos definir que temos que saber exatamente o que queremos para não chamar atenção do ETERNO  e não ter em mente o que vai dizer. 


Salomão passou por algo muito similar, quando o ETERNO aparece pra ele pergunta o que ele quer, e ele imediatamente lhe dá a resposta e recebe além do que pediu porque sabia o que precisava. (1Reis 3:5-12, 2 Crônicas 1:7-12)


Bom acredito que já é perceptível que estamos falando de oração, e quero fazer uma aplicação prática em relação a Gênesis 1. Imaginemos que D-US resolveu fazer toda a criação, então ele pensou em tudo que seria feito, antes de fazer,claro que estamos falando de uma ótica humana. Mas ELE seguiu um cronograma exato, organizado e bem elaborado. Aplicando isso de forma prática, quando vamos orar, temos que ter em mente o que queremos, como queremos, os detalhes envolvidos devem  ser expressados, verbalizados. 


Para facilitar o seu entendimento, imaginemos que D-US estava construindo a habitação do primeiro casal, então pense: ELE fez o a luz para iluminar a vida deste casal, para que eles não vivessem em trevas. Depois ELE cria o céu, e isso é a cobertura do primeiro casal. O céu é a nossa cobertura, por isso  o salmista diz: “Elevo meus olhos para os montes, de onde virá o meu socorro, do SENHOR que fez os céus e a terra”  Salmo 121. O céus é a habitação do ETERNO, então ELE estava dizendo para o primeiro casal e a nós também, fiquem conectados com o céus, aproximem, busque as coisas de cima. Seu casamento, sua familia, seu trabalho, seus estudos tem que estar conectados com os céus porque de lá vem o nosso socorro. 


Logo a seguir ele faz separação de águas e terra para criar o terreno firme. Queridos, se água e terra estavam juntos, podemos imaginar uma lama muito grande onde o primeiro casal não ficaria de pé, por isso a separação de águas e terra.  Amado, pode estar no lamaçal, pode ter dado tudo errado, o fracasso pode ser o resumo de sua vida, as afrontas chegam de todos os lados, mas se você orar, veja o que acontece: Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. Salmos 40:1-3


Logo após D-US cria o sustento para o casal que posteriormente viria a morar naquela casa. Se o ETERNO criou você, criou também o alimento para você viver, creia. 


Depois disso ELE cria o sol, lua e as estrelas. Seria aquilo que organizaria nosso tempo como conhecemos hoje. Além do sol ser fonte de vitaminas é extremamente importante para as plantas  que realizam a fotossíntese para o homem poder viver aqui. O ETERNO cria condições de vida para você e pra mim.


Bom, depois ELE cria o casal que seriam os primeiros moradores deste belo cenário criados pelas mãos do CRIADOR. 


Aplicação prática: 


Ao orar preciso verbalizar o que eu quero criar, qual o cenário que eu quero viver, de preferência em consonância com as verdades bíblicas, para coadunar com a vontade do criador. Se a vida, o casamento, os filhos, trabalho, vida espiritual e etc, está sem forma e vazia e as trevas pairando sobre você, está tudo um caos e sem vida, a primeira coisa a profetizar é a luz, iluminação, visão clara do que se deve ser feito. Então se não sabe como começar a orar, comece pela luz, Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105


Assim que vier a luz, o entendimento,faça separação de luz e trevas, tudo isso verbalizando. Diga às trevas que saiam das áreas da sua vida, e que a luz entre. Algumas coisas exigirão de nós ação prática, deixar de fazer algo, abandonar o pecado de estimação, tudo que fizer parte das trevas, tem que ser separado de nós, que agora recebemos a luz e somos luz. 


Verbalize a seguir um terreno sólido para você andar, chega de lamaçal, chega de uma vida escorregadia, sem segurança e com vários tombos, quedas que trouxeram muitas feridas a todos ao nosso redor. O texto do salmo 40. 3 nos diz que ELE colocaria nossos pés numa rocha firme. Diga isso em alto e bom som, profetize a criação de um caminho firme, sólido, pavimentado pelo CRIADOR para você trilhar. 


A terra também foi criada no intuito de ensinar que temos uma vida terrena, e que esta vida pode e deve ser muito abençoada, pois D-US criou todas as provisões para desfrutarmos disso aqui, então ore, fale, verbalize, profetize as provisões de D-US sobre você e seus familiares, amigos, conhecidos e etc. Ter uma vida terrena não significa que está desconectado com os céus, pelo contrário, significa que vivemos a plenitude de D-US em todas as áreas da vida. Isso é dom de D-US, então viva isso profundamente. 


Vem então a criação principal, o homem e a mulher. D-US criou o casal, para nos dizer que a vida a dois é uma benção, então profetize sobre seu casamento, verbalize como você deseja essa união, o que espera, o que deseja, como quer que seja uma benção seu lar. Você que ainda não é casado, profetize, ore, fale o que você quer do casamento, como você quer, dê detalhes, verbalize.


Conclusão:


Tendo luz, tendo entendimento do que se deve ou quer fazer, basta profetizar, orar, verbalizar. D-US mostra um vale de ossos secos, sequíssimos para o profeta e pergunta: Estes ossos podem tornar a vida? Com essa pergunta D-US estava dando luz ao profeta, revelando sua vontade, o que ELE queria fazer, então apenas disse ao profeta, profetize. Então  profetize, ore insistentemente acerca do que já te foi revelado, daquilo que o criador já lançou luz, e aquilo que está em escuridão, você não sabe o que fazer, peça luz, entendimento,sabedoria. 


Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Efésios 5:14


Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...