Páginas

Vida e caráter de Ya’acov.



Tinha Ya'acov (Jacó) um caráter duvidoso?





E aconteceu que dois filhos se empurravam no ventre de Rebeca, pelo que expressou preocupação: “Por que está me acontecendo isto?” E buscou Rebeca o conselho do SENHOR. Então revelou-lhe o SENHOR: Quando chegou o tempo de dar à luz, eis que ela trazia gêmeos. O primeiro a sair era ruivo, e todo o seu corpo era como um manto de pelos; por esse motivo lhe deram o nome de Esaú. Em seguida saiu seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; razão pela qual foi chamado de Jacó. Tinha Isaque sessenta anos de idade quando Rebeca os deu à luz.   
Gen. 25. 22 - 26(KJ)


E os filhos lutavam no ventre dela; então ela disse: Por que estou eu assim? E foi consultar ao Senhor.   Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas estranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço.   Cumpridos que foram os dias para ela dar à luz, eis que havia gêmeos no seu ventre.    Saiu o primeiro, ruivo, todo ele como um vestido de pelo; e chamaram-lhe Esaú.    Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha  sessenta anos quando Rebeca os deu à luz.   Gen. 22 – 26 (JFA)



    Iniciamos com o relato do nascimento dos gêmeos para que pudéssemos abranger ao máximo a história desses ícones bíblicos. Agora vamos andar passo a passo na história de Ya’acov para que possamos concluir e conhecer um pouco mais a fundo do patriarca de IsraEL.

Cresceram os meninos; e Esaú tornou-se perito caçador, homem do campo;     mas Jacó, homem sossegado, que habitava em tendas.   Gen. 25. 27.
 


Agora abaixo, um breve comentário da Torah sobre Esaú.         
  



Jacó havia feito um guisado, quando Esaú chegou do campo, muito cansado;    e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado. Por isso se chamou Edom.    Respondeu Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.    Então replicou Esaú: Eis que estou a ponto e morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura?    Ao que disse Jacó: Jura-me primeiro. Jurou-lhe, pois; e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.    Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura. Gen. 25. 29 – 34 (JFA)

Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou esgotado e faminto, do campo,  e pediu-lhe: “Deixa-me comer desse cozido vermelho, pois estou com muita fome e exausto!” Por isso, mais tarde, deram também a Esaú o nome de Edom; ou seja, “vermelho”.  Então Jacó lhe propôs: “Vende-me primeiro teu direito de primogenitura!”  Ao que Esaú replicou: “Eis que eu vou morrer, de que me servirá o direito de primogenitura?”  Jacó quis oficializar o ato: “Jura-me primeiro, portanto!” Esaú lhe jurou e vendeu seu direito de primogenitura a Jacó.  Então Jacó lhe deu pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu até fartar-se; levantou-se e partiu. Assim desprezou Esaú todos os seus direitos de filho mais velho.  Gen. 25. 29 – 34 (KJ)


    Podemos perceber neste texto que não houve engano por parte de Ya’acov contra seu irmão, apenas uma proposta. Ao passo que houve desprezo pelo presente do ETERNO no coração de Essav. Neste texto já temos características do caráter desses dois homens, que irão definir melhor quem é quem no final.

A benção da primogenitura.

 Rebeca orientou seu filho Jacó: “Ouvi teu pai pedir a teu irmão Esaú:  ‘Traze-me uma caça e faze-me um prato saboroso; eu comerei e te abençoarei diante de YHWH, antes de morrer!’  Agora, pois, ouve-me e faze como te ordeno.  Vai ao rebanho e traze-me de lá dois belos cabritos, e prepararei para teu pai um bom prato, como ele gosta.  Tu o apresentarás a teu pai e ele comerá, a fim de que te abençoe antes de morrer.” Entretanto Jacó ponderou à sua mãe Rebeca: “Vê: meu irmão Esaú é peludo, e eu tenho a pele muito lisa.  E se meu pai me apalpar? Poderá entender que estou tentando enganá-lo, fazendo-o de tolo e, em vez de bênção, atrairei sobre mim maldição.  Afirmou-lhe sua mãe: “Que tal maldição recaia sobre mim, meu filho! Tão-somente faze o que te peço: Vai e traze os animais para mim!” Gen. 27. 6 – 13 (KJ)

 

Comentário da Torah. 




Disse então Rebeca a Jacó, seu filho: Eis que ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão, dizendo:    Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante do Senhor, antes da minha morte.     Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te ordeno:     Vai ao rebanho, e traze-me de lá das cabras dois bons cabritos; e eu farei um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta;     e levá-lo-ás a teu pai, para que o coma, a fim de te abençoar antes da sua morte.     Respondeu, porém, Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú, meu irmão, é peludo, e eu sou liso.     Porventura meu pai me apalpará e serei a seus olhos como enganador; assim trarei sobre mim uma maldição, e não uma bênção.     Respondeu-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim caia essa maldição; somente obedece à minha voz, e vai  trazei-os.  Gen. 27. 6- 13 (JFA)

Ya,acov mente e a Torah não esconde isso, não estamos aqui defendendo a tese de que Ya’acov era um homem sem dificuldades, mas sim que que ele não era trapaceiro como alguns ensinam. Ele mentiu sim, mas levado pelas circunstancias e não porque era costume dele.

 

E veio Jacó a seu pai, e chamou: Meu pai! E ele disse:  Eis-me aqui; quem és tu, meu filho?  Respondeu Jacó a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te, pois, senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.                  
Gen.  27. 18, 19.


A benção proferida.

Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; sejam malditos os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.   Gen. 27. 29. Compare com  Gen. 25. 23 e Gen. 12. 1 – 3



 Reação de Esaav.

Esaú, ao ouvir as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai!    Respondeu Isaque: Veio teu irmão e com sutileza tomou a tua bênção.    Disse Esaú: Não se chama ele com razão Jacó, visto que já por duas vezes me enganou? tirou-me o direito de primogenitura, e eis que agora me tirou a bênção.    Gen. 27  34, 35.


Perceba o contexto em que ele chamou seu irmão de Jacó com sentido de enganador. Era um momento de ódio, raiva mortal.  Esaav desassociou a primogenitura da benção, não sabendo que uma depende da outra. Na verdade podemos crer que ele desejava apenas as bênçãos da primogenitura e não ela em si mesmo. Quando percebeu que estavam intrinsecamente ligadas, liberou então a frase que seu irmão lhe enganou duas vezes. Mas na verdade houve uma negociação, onde ele aceitou os termos e consequentemente perdeu seus direitos.

O coração de Esaav é revelado.

  Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado, e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai; então hei de matar Jacó, meu irmão.     Gen. 27. 41

    Esaav projetou matar seu próprio irmão, e isso por inveja. Seria ele descendente de Caim, cometendo o mesmo erro? Caim matou Abel, e agora Esaav projetava matar Ya’acov, se o ETERNO não interfere, a história iria se repetir.  Agora veja algo que Yeshua disse:

Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo; e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio, e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira.   João. 8. 44

      Podemos perceber a linhagem de Esaav,  filho do enganador, do pai da mentira. Essav sempre agia  de acordo com aquilo que lhe é próprio, daquilo que lhe trará proveito. Infelizmente existem muitos Esaavs em nossos dias, pessoas que para ganharem  algo fazem de tudo, inclusive matar seu irmão.
         
      Até aqui falamos de Ya’acov e seu  irmão Esaav, buscando revelar o caráter de ambos, pautado pela texto e não por achismos ou indução, espero ter ficado claro. No próximo estudo falaremos de Ya’cov na casa de seu tio, irmão de sua mãe. Destacaremos sua conduta mediante a situações inusitadas e espero poder então concluir este estudo.


Marcos Deco



Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...