"Em verdade vos digo que quem não receber o Reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele." ( Mc. 10:15)
Percebemos no ministério de JESUS vários ensinamentos e diretrizes que apontam para revelação do Reino de DEUS. No versículo supracitado, ELE deixa claro que a única maneira de entrar no Reino de DEUS é tornando-se como criança. Em várias ocasiões o mestre falou sobre a importância de buscarmos o Reino do PAI e talvez o texto mais conhecido a respeito seja o de João 3, do versículo 1 ao 21, onde podemos acompanhar um interessante diálogo entre JESUS e Nicodemos. Esse é um famoso ensinamento sobre a importância de nascer de novo. No versículo 3 o mestre diz: " Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer de novo não pode ver o reino de DEUS." Diante da dúvida natural de Nicodemos mediante a essa palavra, JESUS novamente enfatiza: "Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de DEUS."
Os dois textos citados mostram muito claramente o assunto tratado, mas passaremos a discorrer sobre o caminho necessário a percorrer, o "passaporte" para entrada no Reino de DEUS, que se revela através dos passos de JESUS.
Iremos agora passear na Escritura e encontrar dicas nas entrelinhas de como entrar nesse Reino. No livro de Marcos, no final do capítulo 4 (versículo 35 em diante) e no capítulo 5, encontraremos 4 histórias distintas que se complementam.
Iniciaremos nossa caminhada no final do capítulo 4, onde JESUS acalma uma tempestade que levantou-se furiosamente quando passavam para outra margem do mar da Galiléia. Nesse episódio, o mestre questiona a pouca fé de seus discípulos que demonstravam medo diante da situação adversa. Já no capítulo 5, logo após acalmar a tempestade, chegaram ao outro lado e JESUS expulsou uma legião de demônios que estavam em um homem, que ha muitos anos morava em sepulcros.
Retornando ao outro lado da margem, JESUS foi recebido por uma grande multidão e entre eles, foi surpreendido por um pai desesperado que suplicava que fosse em sua casa e impedisse a morte de sua filhinha de 12 anos. JESUS, atendendo ao pedido de Jairo, foi com ele e no caminho, foi novamente surpreendido por uma atitude de fé. Uma mulher, hemorrágica ha 12 anos, tocou nas vestes de JESUS e foi imediatamente curada. Enquanto o mestre conversava com a mulher, chegaram mensageiros dizendo a Jairo que sua filha já havia morrido e JESUS disse a ele:"Não temas, crê somente". Continuaram a caminhada até a casa de Jairo e lá já havia um grande alvoroço, choro e muito pranto pela morte da menina. Mais uma vez JESUS alertou: " ... a menina não está morta , mas dorme". Logo após, JESUS ressuscita a menina e ordena que a alimentem.
Maravilhoso percebermos nesse breve relato, na prática, quatro etapas necessárias para entrar no Reino de DEUS. Deixe-nos explicar melhor:
- 1ª ETAPA- A tempestade: Quando se passa para outro nível, onde inicia-se a queda do reinado do inimigo em nossas vidas e o processo de conhecimento da VERDADE é evidente, naturalmente o inimigo se levanta como furiosa tempestade, no intuito de fazer-nos desistir. Mas vencemos tempestades mediante a palavra do mestre, através de Sua presença em nossas vidas. Por isso JESUS alerta sobre a necessidade de ter fé, para que possamos ver além do natural, ver as coisas que se esperam, mas ainda não existem. É um teste, um,a preparação para o próximo nível.
- 2ª ETAPA-O endemoniado: Quando se tem fé para continuar apesar da tempestade enfrentada, quando se tem JESUS no barco, o próprio inimigo se apresenta, incomodado com a mudança, com a presença poderosa de JESUS em nossas vidas. Nós somos casa de DEUS e luz e trevas não habitam na mesma casa, não há comunhão. Note que o gadareno estava humilhado, nu, ferido, sem casa e JESUS, assim que expulsou a legião de demônios, devolveu a ele a dignidade, as vestes, o perfeito juízo e o controle de sua própria casa. Mais do que expulsar espíritos imundos de uma vida perdida e corrompida pelo pecado, JESUS quer que , aqueles que foram libertos, sejam cartas vivas e testemunhem a grande misericórdia do SENHOR. Foi a misericórdia do PAI que guardou a vida daquele homem, até que o Reino revelou-se a ele.
- 3ª ETAPA- A mulher hemorrágica: Nesse nível, encontramos uma mulher doente, que já procurou cura em vários lugares, gastou tudo o que tinha onde acreditava naturalmente haver cura. Era uma pessoa em perfeito juízo, agia dentro de uma lógica natural. Gastou 12 anos de sua vida buscando cura de uma doença onde aprendeu haver remédio, em hospitais, com médicos. Nessa etapa, nota-se que não há pecado, ela não estava nua, não havia demônios. A mulher gastou o que era dela, não buscou cura por "meios errados" e o mais importante, apesar da dor e das frustrações, não te intimidou com a multidão, seguiu JESUS e usou sua fé como esperança de ser curada. Ela já ouvira falar de JESUS e acreditou, apesar de suas expectativas frustradas, aproveitou a oportunidade de ir ao encontro do mestre. Quando tocou nas vestes do mestre foi curada, JESUS disse a ela: "Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e sê curada deste teu mal". Note que foi muito além de uma cura física, JESUS a chamou de filha e disse que ela tinha fé. Apesar de tantas frustrações, apesar de todo abandono, de tanta derrota, ela tinha fé, não havia desistido. Estava reconhecendo através de seu ato que sabia que as vestes de JESUS eram puras e só de tocá-las seria curada. Um paradoxo, se lembrarmos que até as vestes daquela mulher eram consideradas impuras... Por isso JESUS se surpreendeu com tamanha fé e ousadia, porque a mulher havia entendido, depois de tantos anos que ela precisava de paz e aquela alma aflita e humilhada; apesar de aparentemente fazer tudo certo; precisava de amor do PAI, que ama sem condenar, sem julgar, sem questionar... Aquela mulher, antes mesmo do estancamento de sua hemorragia que a tornava impura, viu sua alma parar de sangrar através do PERDÃO.
- 4ª ETAPA- Quando a menina renasce: Essa é a fase da entrada no Reino de DEUS. Após todo um processo de aumentar a fé, curar e libertar alma e espírito, a criança que "dorme" está pronta para ressurgir, levantar e se alimentar das coisas do Reino. Interessante pautar um paralelo entre a idade da menina e o tempo que a mulher da fase anterior ficou enferma. O mesmo tempo, 12 anos de espera, até que a obra estivesse feita, até que o Reino de DEUS se revelasse. Lógico que não designa um tempo específico e pré concebido para todas as pessoas sedentas de entrarem no Reino. Cada pessoa é trabalhada e moldada de maneira e tempo definidos pelo ETERNO. Mas, esse detalhe é de extrema relevância, denotando que, a pessoa nasce de novo quando se entrega completamente aos cuidados do PAI, permitindo e buscando com ousadia tocar as vestes puras do poderoso, que acalma as tempestades, expulsa demônios,cura todas as feridas e traz de novo a vida!
Podemos exemplificar esse processo como uma porta trancada, onde procura-se uma chave (oposição, tempestade), quando se encontra, abre-se um cadeado (libertação), então abre-se a porta (cura emocional e física) e por fim, entra-se pela porta ( nascer de novo, entrar no Reino de DEUS).
No livro de Lucas, no capítulo 8: 22 a 56, traz a repetição das mesmas histórias contadas por Marcos 4 e 5, mas logo após terminar tais relatos, traz uma orientação interessante aos discípulos. No capítulo 9 de Lucas, versículos 1 e 2 diz assim: "JESUS convocou os Doze discípulos e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para que curassem as doenças. Então os enviou a pregar o Reino de DEUS e a curar os doentes."
Espetacular a maneira que o mestre discipulava, contava parábolas, realizava milagres, ensinava na prática, para que não tivessem dúvidas quando fossem enviados. Tudo o que o mestre Yeshua orientou aos discípulos, Ele havia realizado recentemente. Não foi um mestre somente de teorias, mas caminhava com os discípulos e mostrava que se é possível entrar no Reino do PAI. O mestre mesmo disse: "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço. E as fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai. E farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho." (Jo. 14:12 e 13)
E assim começa a nova vida com DEUS: visão do Reino, atitudes do Reino, alimento, crescimento e maturidade do Reino!
"E A PAZ DE DEUS, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo JESUS.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro,m tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai.
O que aprendestes, e recebestes, e ouvistes de mim, e em mim vistes, isso fazei. E O DEUS DE PAZ será convosco. (Fl. 4: 7 a 9)
JOSI😉
JOSI😉
Nenhum comentário:
Postar um comentário