Páginas

A PIOR PARTE DA GUERRA

A pior parte da guerra.

Respondeu Jesus: 
O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá. 

Mateus 26. 23


Estamos em uma guerra constante, guerra pela vida, pela sobrevivência, guerra espiritual, pela conquista, pela salvação de almas e etc. O fato é exatamente esse, estamos em guerra. Poderíamos facilmente achar ou acreditar que a pior parte de uma guerra é a derrota, mas não é. O que poderia ser pior que a derrota? Existe algo que pode causar mais dor que ser derrotado em combate? Estas e  outras questões iremos tratar para aprendermos a nos precaver de situações que nos cause extrema dor, e ainda que não possamos nos livrar totalmente, mas pelo menos aliviar.

A guerra em si mesmo já nos causa muitas dores,  em qualquer nível ou área. Se somos guerreiros antigos, trazemos em nós mesmos as marcas da guerra, se somos principiantes, já estamos vendo que não é fácil. Então surge a pergunta, o que poderia ser pior que a derrota numa guerra?

Para responder essa pergunta, precisamos primeiro considerar o fato de que a derrota é uma constante para que está na guerra. Ser derrotado, fracassar, perder para os guerreiros da vida é uma coisa que de certa forma estão acostumados. Ao entrarmos numa peleja, por mais confiante que sejamos ou estejamos, sabemos que existe o risco da derrota. Baseado nisso podemos dizer que a derrota é uma tragédia anunciada. Existe um sem número de histórias de pessoas que entraram na guerra e perderam batalhas sangrentas. Mas ainda que isso doa muito, sabemos que estávamos em risco e de certa forma nosso ser se prepara para tal, e se não se preparou na primeira, se prepara na segunda e assim vamos aprendendo que nem sempre será do jeito que queremos.

Mas o assunto aqui é sobre algo que causa mais dor  que a derrota e o que seria isso? O que causa mais dor que a derrota é a traição. Como apresentado no paragrafo anterior, a derrota sabemos de sua existência, proximidade, mas a traição  não esperamos. A derrota acontecendo nos foi imposta por nosso adversário, a traição não, foi nos imposta por alguém em quem confiávamos, por isso a dor é maior.   A traição é uma espada inesperada que dilacera a alma deixando tudo em frangalhos. A espada da derrota sabemos que pode perfurar nossa alma a qualquer momento, mas a traição é de surpresa, nos pega desprevenidos.

Jesus foi o único que não experimentou a dor da derrota, mas experimentou a dor da traição, porque o que o vendera era seu discípulo. Não estamos aqui dizendo que somos derrotados, apenas fazendo um contraste entre a dor da derrota e a dor da traição. E atire a primeira pedra quem nunca foi derrotado. Não estamos fazendo apologia a derrota, apenas deixando claro que existem dores em ambas, porém uma é maior que a outra, mais aguda, mais lancinante.

Podemos comparar também o pós derrota e pós traição. É muito mais difícil se levantar após a traição em relação a derrota. Tendo em vista que a derrota é algo que vem de fora para dentro, a traição vem de dentro para fora. O que nos vence, é adversário, o que nos trai é amigo, chegado, irmão e etc. Em regra geral, nutrimos algum sentimento, por isso de dentro para fora. Uma pessoa pode sair de uma batalha derrotado, mas com dignidade, ao passo  que quem trai nuca sai com dignidade, é sempre mal visto. Por esse simples fato podemos perceber a diferença gritante entre os dois fatos.

Em relação a traição, não temos muito a fazer, senão que não traiamos, que não causemos essa dor em ninguém. Se fizermos isso já estaremos dando um passo enorme para vencer a batalha. Não podemos impedir que alguém nos traia, mas podemos impedir de trairmos alguém. Este é sem dúvida o único meio de precaver uma traição, não traindo. Seja leal, honesto, sincero, integro e ainda que não tenha como batalhar junto com uma pessoa, seja ela quem for, marido, esposa, líder, chefe, amigo, irmão, pai, mãe , haja com lealdade, saia da batalha com dignidade...

Estamos em batalha constante, uns de forma pessoal, outros de forma coletiva, mas todos em batalhas. Ganhamos, perdemos, sorrimos, choramos, cantamos gememos, tudo isso é inerente a batalha.  E vamos seguir assim até que percamos a batalha da vida aqui e sejamos derrotados pela morte, para então começar uma nova vida do outro lado. Mas o principal aqui é não imprimirmos a dor da traição. Podemos viver sem causar esta dor, podemos lutar até o fim, e quando findar, as pessoas que lutaram conosco trarão as marcas da batalha, mas não as marcas da traição. Espero que esse simples texto possa trazer cura para os que foram traídos, e mais que isso, possa inspirar aos guerreiros que não se deixe vencer pelo desejo de trair.

 O ETERNO te abençoe e te guarde;  

O ETERNO  faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;  

O ETERNO levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.  








3 comentários:

Unknown disse...

A paz do Senhor Jesus 🥰 Após ler este texto e também refletindo sobre ele eu sou de certa forma constrangida por uma batalha pessoal,de me perdoar,perdoar os outros e ter o perdão das pessoas e de Deus.A maior lição de batalha e exemplo para nós é o perdão liberado por Deus.
O perdão de Deus: um compromisso do único Deus verdadeiro para perdoar graciosamente aqueles que se arrependem e acreditam para que sejam reconciliados com ele, embora esse compromisso não elimine todas as consequências.

Marcos Deco disse...

Olá e shalom shalom. Passei por algo similar em 2001. Cometi algo muito errado e causei muitos males aos meus amados. Pedi perdão ao ETERNO que foi maravilhoso comigo. Meus entes queridos me perdoaram e foram curados do mal. Mas eu carreguei uma culpa por muito tempo. Até que um dia o ETERNO veio até mi e me disse:

"EU te perdoei, outros te perdoaram, agora falta você se perdoar"

Neste mesmo momento rompi em choro e me perdoei e fui curada deste mal. HaleluYA.

Marcos Deco disse...

Shalom shalom. Existem 3 níveis de perdão que eu conheço. Perdão do ETERNO ao pecador. Perdão de um irmão ao outro. Perdão de nós mesmos a nós mesmos. E este é sem dúvida o mais difícil. Em certa ocasião tive que ser confrontado pelo ETERNO por isso. Recebi seu perdão, o perdão do ofendido, mas eu não me perdoava e carregava uma tristeza por isso. Até que ELE me confrontou, rompi em lágrima e me perdoei do mal que causei. HaleluYA.

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...