O ETERNO TEM UM NOME
Tenho pra mim meus queridos irmãos que haja um motivo dentro da coerência de nosso Deus, para ele permitir que a pronúncia correta de seu santo nome se perdesse.
Pois considero que, a questão levantada aqui, seja de grande importância e influência em nossa realidade de fé. Nome e algo importante pois transmiti uma identidade, creio eu que devemos saber a respeito da identidade do Deus ao qual professamos nossa fé, do contrário nossa fé não teria identidade nacional, cultural, e religiosa.
Podemos considerar a importância do nome, quando Moisés se encontra com a sarça ardendo em fogo sendo esse da parte de Deus, nesse momento Moisés recebe uma missão, na qual ele deveria anunciar ao faraó do Egito, liberdade para o os hebreus em nome do ETERNO, nesse momento Moisés faz uma pergunta a HASHEM:
E como direi quem tu és à faraó?
Então responde HASHEM:
Dirás assim (HAIA HOVE IHIE) (FOI É SERÁ) (aquele que foi, É e será, eterno para sempre)...
Este e o adereço que podemos dar a HASHEM que não o limita, mas ainda sim esse não é o seu santo nome.
HASHEM não quis, que faraó o conhecesse por seu nome, pois nome transmiti identidade, cultura, e características pessoais, e a identidade cultural do povo hebreu incluindo também calendário e alfabeto, dialeto, estão entrelaçado diretamente nas características do ETERNO, pois foi Deus quem criou a nação de Israel, e os deu uma identidade religiosa cultural ligada diretamente ao ETERNO, chamamos de Torá.
Assim se Deus revelasse seu nome ao faraó, ele poderia pensar que HASHEM, seria um Deus criado pelo povo hebreu, como haviam um panteão de deuses que foram criados pelo povo egípcio.
Portanto HASHEM não se dá a conhecer seu nome santo ao faraó. Pois a identidade da nação hebreia está ligada ao nome do eterno,
Está escrito na Torá que se o povo que se chama pelo meu nome se humilhar orar e se arrepender de seus maus caminhos eu ouvirei dos céus e sararei a sua terra,
A única nação que chama pelo nome do eterno e a nação de Israel, pois o nome do ETERNO está neles, literalmente. ( Kissarita Israel) ( aquele que lutou com Deus e prevaleceu).
Não foi por acaso que Adonai não permitiu Ramissés saber seu nome próprio, pois o rei do Egito estava prestes a ver com seus próprios olhos o Deus de Israel de Isac e Abraão pelo seus grandes atributos de grandeza e justiça, que seriam mostrados através das dez pragas.
"Portanto assim falou o ETERNO a Moisés:
EU mesmo vou endurecer o coração de faraó para nele mostrar toda minha glória (kevod) (peso).
Nas questões apresentadas vemos que, Adonai não trabalha com acaso, creio não ser acaso o pronunciamento do nome próprio de hashem (IHVH) ter perdido a pronúncia correta.
Em um próximo texto explicarei meus motivos para acreditar que não foi isso tudo obra de um acaso.
Por André Lucas
Um comentário:
Amém!!!!
Glórias ao Eterno!!!
Postar um comentário