Páginas

O PORQUE DAS COISAS.

O porque das coisas?


De fato, meu ouvidos já tinham ouvido a teu respeito;    contudo, agora os meus olhos te contemplaram!

(Jó 42. 5)



 



Introdução.

     Por vezes nos encontramos em situações que não sabemos o porque das coisas. E passarmos por situações e nos perguntamos:

_ Por que meu DEEEEEEUS??????

    Tentaram me ensinar uma vez que que não devemos perguntar  o porque, mas sim o para que? Confesso que não consegui entender a diferença até o dia de hoje, para mim tanto faz nesse caso o porque ou o para quê. Para exemplificar fico pensando sobre o vírus que assola a humanidade neste tempo, o corona vírus. O ETERNO deixaria tal vírus por que? Isso em uma visão macro do quadro, mas numa visão micro, coisas que acontecem em nossas vidas que aparentemente ficam sem explicação, mas acreditamos piamente que tudo tem o porquê.  Buscaremos  lançar luz sobre um tema tão vasto, por meio da palavra do ETERNO, sem intentar achar todas as respostas, mas pelo menos apaziguar nossos corações aflitos acerca de situações que nos fogem o controle.

Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto como Deus a Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.    Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.    Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.    Mas Faraó não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.    E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles. 

Êxodo 7. 1ao 5

O ETERNO disse, não foi outro, mas ELE mesmo endurece o coração de faraó para não obedecer a palavra que ELE mesmo havia falado. Mas no mesmo texto ELE revela o porque, dizendo:

E os egípcios saberão que eu sou o Senhor,

         Então podemos crer que algumas coisas para não dizer todas,  visa revelar o Senhorio do ETERNO. Talvez possamos indagar:

__ Mas todos sabemos que ELE é o SENHOR.

Saber é uma coisa, viver isso é outra. Saber nem sempre é colocar em prática o que sabemos. E isto é um erro que precisa ser consertado. E aprendemos isso somente em meio a tribulação, quando tudo está muito bem, nós vivemos aleatório a esse senhorio.

     Descobrimos que o ETERNO é todo poderoso quando acabam-se os nossos recursos, nossas forças, nossos meios, porque enquanto podemos lutar por nós mesmos, lutamos. Mas quando não há mais saída, reconhecemos que o SENHOR e DEUS. Esse pode ser sim um dos porquês das situações que vivemos.

Yeshua acalma a tempestade

Aconteceu que levantou-se um tremendo vendaval, e as grandes ondas se jogavam para dentro do barco, de maneira que este foi se enchendo de água.  Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o despertaram e suplicaram: “Mestre! Não te importas que pereçamos?”  Então, Ele se levantou, repreendeu o vento e ordenou ao mar: “Aquieta-te! Silencia-te!” E logo o vento serenou, e houve completa bonança.  E indagou aos seus discípulos: “Por que sois covardes? Ainda não tendes fé?”  Os discípulos, contudo, estavam tomados de terrível pavor e comentavam uns com os outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” 

 (Marcos 4. 37 ao 41)

         Veja o vendaval revelando o poder de  Yeshua, veja a função, o objetivo daquele vendaval. Amados, com certeza se não tivesse acontecido o vendaval, pelo menos naquele momento os discípulos não teriam reconhecido que Yeshua é o Senhor do tempo. Vamos passar por vendavais, temos que descobrir a finalidade deste vendaval em nossas vidas, caso contrário passaremos e ainda sairemos da situação sem aprender absolutamente nada. 

Clique aqui


Depois disse o Senhor a Moisés: vai a Faraó; porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para manifestar estes meus sinais no meio deles,    e para que contes aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos, as coisas que fiz no Egito, e os meus sinais que operei entre eles; para que vós saibais que eu sou o Senhor.

   (Êxodo 1, 2.)

         Perceba que neste texto encontramos três vezes a a palavra PARA no  sentido de motivo, ou seja, como explicação do porque das coisas. Exatamente por isso podemos crer que tudo tem um motivo, uma explicação.

1.   Para manifestar sinais

2.   Para que contes aos seus filhos (testemunho)

3.   Para que saibas que EU sou o SENHOR (Revelar o senhorio)

     A questão aqui não é exaurir os motivos, mas sim mostrar que para toda ação do ETERNO tem uma motivação. Ou seja, ELE não nos faz passar por algo simplesmente por passar, mas algo maior tem que ficar, tem que se aprender. 

Gloria ao ETERNO por isso!!!!


     No caso de Jó não foi diferente, embora o motivo foi outro e mais pessoal. Jó conhecia o SENHOR de ouvir falar, ou seja, religiosamente falando. Ele tinha uma experiência com a religião, com ritos e não com o DEUS que cultuava. Toda sua provação teve a finalidade de leva-lo mais perto do CRIADOR e mostrar-lhe seu amor.

     O que precisamos entender é que passamos por  situações que tem um real motivo. O ETERNO não deseja apenas que soframos e pronto,  ELE quer nos ensinar algo. E mais que isso, ELE sofre conosco, chora conosco.

Em todas as agruras e crises do seu povo ele se afligiu,

(Isaias 69.3 VKJ)

Em toda a angústia deles foi ele angustiado,...

 (Isaias 63. 9 JFA)

porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho. 

(Zacarias 2.8)

Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos; 

(Êxodo 3.7)


Conclusão:

     Todos passamos por sofrimentos, uns mais outros menos, mas todos passam. Ora passamos em nível coletivo, ora em nível pessoal, mas todos, sem exceção, passamos. Sabendo disso fica um pouco mais fácil se procurarmos a via correta para essa passagem. Ou seja, não devemos ficar rodando no deserto da vida, mas devemos rumar ao objetivo do ETERNO que com certeza alcançaremos êxito jornada.

     Fica então a lição para nós, não devemos focar na dor, no problema mas sim no alvo, no objetivo. Devemos procurar saber onde o ETERNO quer nos levar, qual a revelação ELE quer nos dar, o que deseja que aprendamos, qual o ensinamento. Se focarmos nisso, com certeza seremos mais que vencedores por meio de Yeshua nosso Senhor.








Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...