Páginas

VOAR COM ASAS DE ÁGUIAS


Vemos através desse texto, uma promessa de vida plena, sem cansaço, sem fadiga, com forças renovadas e “voando com asas de águias”. Por que então vivemos tão cansados, tão exaustos, sem forças de lutar e andando por lugares baixos? Por que então, não temos voado por lugares altos?

Esse foi um sentimento e inquietação que me abateu...Tenho observado, em minha fragilidade humana, que muitas vezes temos lutado e perseguido sonhos que não se realizam, temos nos esforçado intensamente, “corrido atrás de vento” e nada tem melhorado, fisicamente falando... E temos nos frustrado, vivendo de altos e baixos, inconstantes, nos esforçando para crer que dias melhores estão por vir.

Em meio a tantos pensamentos negativos, por assim dizer, o versículo supracitado, chama-nos a atenção e dá-nos algumas respostas. O autor utiliza-se de verbos no futuro: renovarão, subirão, correrão, cansarão, caminharão e fatigarão. Há um motivo para essas palavras estarem no futuro e é muito simples. Sempre que achamos que nossa vida não está boa, não está da maneira que planejamos, somos tendenciosos a olhar para o passado ou para a situação ruim... Achar que a vida, de alguma forma está injusta conosco.
Este é exatamente o contexto desse versículo 31 de Isaías 40, o povo de Israel; como naturalmente fazia em outras ocasiões e hoje, também nós fazemos; questionava a grandeza e os desígnios do ETERNO. Um pouco antes, no versículo 27 diz:

Por que você reclama, Jacó,
Por que você diz, Israel:
“Meu caminho está escondido de ADONAI,
meus direitos são ignorados por meu Deus?”


Muitas vezes, quando olhamos para circunstâncias, também fazemos questionamentos assim, achamos que temos nossos “direitos” ignorados por DEUS. Nossa confiança, nossa esperança se limita há um passado ou um presente divergente do que achamos ser nosso por direito. Por isso, mais adiante o ETERNO deixa claro que não entendemos Sua forma de agir e devemos esperar e confiar apenas NELE, com olhos atentos e focados no futuro que ELE quer nos dar, que vai muito além de coisas passageiras dessa terra.

Quando nos limitamos a viver focados na força de nosso próprio braço, não importa o quanto somos “jovens e fortes”, ainda assim, em algum momento nos cansaremos e estaremos exaustos com a “correria dessa vida”. Por isso, prosseguindo com o texto de Isaías, versículos 29 e 30, ELE diz que:

 "Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e até os mais capacitados podem tropeçar e cair; "



Esse contexto, onde exemplifica um povo desanimado e cansado das circunstâncias; algo tão comum a nossa realidade; termina com a promessa de “vida sem cansaço”:

 MAS OS QUE ESPERAM NO SENHOR, renovarão suas forças, subirão com asas como águia; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.”

Esse é o segredo que não queremos entender, teoria que não colocamos em prática: ESPERAR, CONFIAR no Senhor, somente assim não viveremos tão frustrados e cansados de tudo...

Para finalizar, deixarei um texto muito conhecido do livro de Salmos, onde Davi diz:

          “ Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.
                  Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.” (Salmos 20: 7, 8)


Interessante como esse texto do salmista vai de encontro com o texto de Isaías!

Quando confiamos em nós mesmos, sempre caímos cansados, mas quando nossa confiança está firmada no Senhor, mesmo que o desânimo venha sobre nós, nos levantamos e permanecemos de pé, correndo sem se cansar, voando em lugares altos como águias, com forças renovadas, porque temos convicção de que o ETERNO sabe o que é melhor para nós e nos entregamos a Sua vontade !!!


JOSI😉

Um comentário:

Gabriela Costa disse...

Aleluia Josi!!!
Essa mensagem nos diz o que estamos vivendo sempre cansados e sempre na correira.

Sacrifício para tirar pecados???

  Parashat Chukat (Números 19. 1 ao 10)  Sacrifício para tirar pecados??? Disse também o SENHOR a Moisés e Arão: 2“Eis uma prescrição da Lei...