Páginas

TORAH (Instrução) 2° artigo da série "Reconstruindo os muros"


O que são as brechas?





Introdução:
 

      Neste artigo visamos a compreensão exata do que sãos essa brechas extremamente difundidas mas talvez não definida. E para sanar uma situação precisamos compreendê-la. Vamos analisar de acordo com o textos bíblicos a melhor definição de brechas. Talvez os mais afoitos ao ler dirão: "Brecha é pecado". Se pode ser definido assim, então precisamos definir o que é pecado, e não no sentido lato da palavra, mas de forma mais intrínseca com a Palavra do ETERNO. Não poderemos e não iremos nos enredar no erro de definir de acordo com o senso comum, como a maioria, sem uma apuração melhor dos textos, no tocante a este assunto. Para análise geral usaremos o livro de Neemias que compõe o TANACH ou Bíblia Hebraica e usaremos textos da B`rit Hadasha (NT) e obviamente como estrutura central a TORAH. Espero que de alguma forma todos sejam edificados com o presente artigo.


Que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos contemplem as palavras desta oração que o teu servo está apresentando diante de ti, dia e noite, em favor de teus servos, o povo de Israel. Sim, confesso os pecados que nós, os israelitas em geral, temos cometido contra a tua pessoa. De fato, eu e o meu povo temos errado sobremaneira. Temos agido de forma perversa, corrupta e vergonhosa contra ti, e não temos obedecido aos teus mandamentos, nem respeitado os teus decretos e às leis que ordenaste a teu servo Moisés.


Neemias 1.6,7.


   Para contextualizar precisamos saber que o povo estava vivendo o exílio devido ao descumprimento da TORAH e amargavam o cumprimento da profecia que dizia que seriam espalhados por toda a terra caso não obedecessem os mandamentos. (Nee. 1.8) Lemos também no capitulo 1 que Jerusalém havia sido invadida e os muros e portas derrubados, causando assim brechas enormes. Se por um lado entendemos que os muros derrubados pelo inimigo são as brechas, por outro entendemos que o que ocasiona a brecha é os descumprimento da TORAH. Poderíamos então definir que o descumprimento da TORAH é pecado ou poderia ser chamado de pecado? Sim podemos definir a brecha como pecado. Primeiro porque o ETERNO disse que se não obedecessem a TORAH seriam espalhados por toda a terra, ou seja, exilio. Segundo porque aconteceu exatamente como descreve a TORAH, isto é, transgrediu o mandamento a consequência é certa. Mas veja comigo isto de forma mais contundente e mais nítida:


Toda pessoa que vive costumeiramente pecando também vive em rebeldia contra a Lei, pois o pecado é transgressão da Lei.

1 João 3.4


         Veja neste texto de forma clara, nítida e inquestionável a definição de pecado, que diga-se de passagem corresponde ao texto de Neemias e a TORAH. Se lermos este texto no original, no lugar de LEI, vamos encontrar a palavra ANOMIA, porém em Hebraico será a palavra VATORAH ou BATORAH.


כָּל-KÅLחֹטֵאCHOTEפֹּשֵׁעַPOSHEAבַּתּוֹרָהBATORÅHהוּאHUוְהַחֵטְאVËHACHETפְּשִׁיעָהPËSHYÅHבַתּוֹרָה:VATORÅH:








    Veja o texto em Português, hebraico e transliterado para que não haja duvida. A palavra VATORAH ou BATORAH que se traduz (a lei). Visto isso, não podemos definir pecado como especificações regionais, pelo contrario, nessa definição que acabamos de falar, o assunto se torna universal. Como assim? Definições regionais seria exatamente a definição de uma denominação por exemplo, Em X mulher usar calça é pecado, em Y não é. Isso seria transformar o pecado em bel prazer, ou seja, o que me interessa não é pecado, mas o que me agride moralmente é pecado, e a coisa não funciona assim. Quando definimos pecado como transgressão da TORAH, precisamos então saber se aquilo que temos como pecado, transgride a TORAH, sendo assim torna-se um conceito universal e não apenas um desejo egoísta de que isto ou aquilo seja pecado. Para muitos beber é pecado, para outros não é, o que a TORAH diz sobre o assunto? É assim que vamos definir o conceito de pecado. A questão é que as pessoas em regra geral definem pecado por atos "pecaminosos", isto segundo o desejo de cada um. É como você definir a laranja pelos gomos. O que é laranja? São gomos revestidos por uma casca etc. Porém a definição exata de laranja é (Fruto da Laranjeira)


Conclusão:

    Definição e conceito geral de pecado é TRANSGRESSÃO DA TORAH, e a partir deste ponto, iremos definir o que é pecado exatamente, ou seja, pelo crivo da TORAH. No texto de Neemias fica claro que aquele povo estava em exílio devido a transgressão da TORAH. Então abrir brechas é transgredir os mandamentos da TORAH, é não cumprir o que foi dito e ensinado por Avinu Mosher. E isto é exatamente o que diz o versículo 7 do capítulo 1: nem respeitado os teus decretos e às leis que ordenaste a teu servo Moisés. O evangelista João que esteve bem próximo de Yeshua e com certeza conhecedor da TORAH, define o conceito de pecado de acordo com a mesma, não andando na contramão do que lhe foi ensinado nas sinagogas. Saiamos então deste conceito romanizado de pecado e voltemos ao conceito judaico da nossa fé em todas as áreas. E como não podia faltar, pecado em hebraico é CHATA se lê (rratá) e significa literalmente errar o alvo. e nosso alvo é o Mashiach. Então não erre o alvo por influência de Roma que coloca nos olhos do homem uma venda para que não enxergue completamente a verdade.




Que o ETERNO te abençoe e te guarde e faça resplandecer seu rosto sobre ti e te dê o shalom.




Marcos Deco

Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...