Páginas

Reconstruindo os muros 3 (A resistência)



TORAH (Instrução)


A resistência 






Vamos dar continuidade a nossa série de estudo intitulados Reconstruindo os muros, hoje sobre o subtitulo de (A resistência). 


Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira,indignou-se muito e escarneceu dos judeus; e falou na presença de seus irmãos e do exército de Samária, dizendo: Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão sacrifícios? Acabarão a obra num só dia? Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas? Ora, estava ao lado dele Tobias, o amonita, que disse: Ainda que edifiquem,vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra. 


Neemias 4. 1 ao 3. (Versão JFA)


Vou transcrever este mesmo texto, porém na versão (Bíblia Hebraica 2016)


"Mas quando Sanvalat, Toviá, os árabes, os amonitas e os ashdoditas perceberam que a recuperação dos muros de Jerusalém ia adiante e que suas brechas estavam sendo fechadas , ficaram deveras injuriados, e todos juntos conspiraram para pelejar contra Jerusalém e ali semear a destruição. Mas nós oramos ao nosso DEUS e nos pusemos em guarda contra eles dia e noite.

Veja como na versão da Bíblia Hebraica enfatiza mais a resistência, dando uma conotação maior de guerra, de conspiração,de destruição. Na versão JFA fica mais parecido apenas com murmuração, palavras e nada além disso. Porém vamos constatar pelo desenrolar da história que foi uma oposição física mesmo. No próprio capitulo 4 identificamos traços de guerra. (Leia todo o capítulo)

Baseado neste entendimento vamos usar a Bíblia hebraica como base do nosso estudo, devido ao tema ser mais contundente nela. E como não pode faltar, vamos embasar o mesmo tema na TORAH, que é a raiz de tudo. 

Naquele mesmo dia Faraó deu ordem aos exatores do povo e aos seus oficiais, dizendo: Nao tornareis a dar, como dantes, palha ao povo, para fazer tijolos; vão eles mesmos, e colham palha para si. Também lhes imporeis a conta dos tijolos que dantes faziam; nada diminuireis dela; porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus. Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que se ocupem nele e não dêem ouvidos a palavras mentirosas. 

(Êxodo 5. 6 ao 9) 


Veja que Faraó ao receber a noticia de que o ETERNO queria restaurar a liberdade do povo, sua primeira ação, repito, ação foi dar estas ordens que vimos acima. Fica claro que sempre haverá resistência.


Se você decidiu no seu coração fechar todas as brechas, não tenha dúvidas, haverá restrição. Mas a questão não é essa a ser evidenciada, e sim como lidar com isso? Vamos analisar como Neemias se comportou e colocar em prática.




"Mas nós oramos ao nosso DEUS e nos pusemos em guarda contra eles dia e noite." 

(Nee. 4.3.)


A primeira atitude dele foi orar. 

Levar ao ETERNO suas batalhas é a forma mais sábia de vence-las. Não podemos vencer sem a intervenção do TODO PODEROSO, e Neemias sabia disso, então foi recorrer a quem podia fazer algo. Ele não tinha poder bélico para enfrentar seus inimigos, mas ele tinha ao seu favor o poder do ETERNO. 

Talvez você não tem vencido porque tem lutado com suas armas, com suas forças, com seu jeito, com suas habilidades, e digo, não vai funcionar. Davi foi lutar contra Golias com a armadura de Saul, e logo percebeu que não iria dar certo, porque a armadura representava lutar com minhas armas, e Davi estava acostumado a lutar contra leões e ursos usando as armas do ETERNO, que nunca houvera falhado e não seria agora.


Quando Ezequias ouviu as afrontas do inimigo ele imediatamente vai para o templo buscar a face DAQUELE que podia fazer algo. (Isaías 37.1...)


Meu amado, essa luta para você é descomunal, o gigante é mais forte que você, o exército é grande, tudo parece perdido, e vai mesmo porque você insiste em lutar com suas forças. Rasgue suas vestes, coloque-se de joelhos e ore, ELE pode. Não lute do seu jeito, não trace estratégias, essa peleja não é sua. Se esconda no esconderijo do altíssimo, entre na brecha e verá ELE lutando por você. 


"Mas nós oramos ao nosso DEUS e nos pusemos em guarda contra eles dia e noite." 
(Nee. 4.3.)


A segunda atitude dele foi vigiar.


Veja que ele foi orar e se colocar em guarda, em vigilância, para manter seguro o perímetro. As vezes vencemos batalhas e relaxamos, e o adversário aproveita para atacar. O texto diz que vigiavam dia e noite. 


Devemos vigiar no que falamos, de quem falamos, no que vemos, ouvimos, transmitimos. Tudo tem que estar debaixo da santidade, para depois da brecha fechada não venhamos a abrir novamente. Ao orar o ETERNO, ELE te dará forças, estratégias e o que for necessário para fechar as brechas, porém ao vigiar mantemos as brechas fechadas.


Embasando na B´rit Hadasha.


A batalha sendo levada a quem pode resolver. 


E eis que certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, chegou por detrás dele e tocou-lhe a orla do manto; porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar-lhe o manto, ficarei sã. Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã. 

(Mateus 9. 20 ao 22.)




Orar e vigiar.




Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. (Mateus 26.41)


Conclusão:

Temos muitas brechas a serem reparadas, e quando entendemos isso damos o primeiro passo para essa reconstrução. Quando então dispomos o coração nesse sentido, damos então o segundo passo. Ao orar buscamos forças do nosso SENHOR, para colocar em prática a reconstrução, dando inicio então ao terceiro passo. A medida que a obra começa a ser feita, precisamos vigiar constantemente para que satanás não destrua o que está sendo feito. Mas lembre-se, satanás não pode simplesmente chegar e destruir, somente se abrirmos as brechas novamente, então ore e vigie .




Marcos Deco.

Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...