Páginas

Poder de Deus

 



Poder de Deus





Introdução:


Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias de hoje. Desde a Bíblia, passando por livros e artigos como este, até panfletos e pequenas mensagens se tem tratado do assunto. Muitas visões, vários ensinos, em alguns casos até contraditórios,e às vezes totalmente contrário ao basilar, descrito nas escrituras. Diante de um mar de ensinos como este, uma enxurrada de doutrinas variadas, como definir o que é certo do errado, ou no mínimo,  que se aproxima mais da veracidade bíblica em comparação às doutrinas humanas? 


Bom, aqui será mais uma visão dentre muitas outras, e de forma alguma, arrogamos o tom de verdade absoluta, pelo contrário, é mais uma tentativa de nos aproximar das Sagradas Escrituras e nos distanciar de ensinos que aparentemente estão em desconformidade com as mesmas. É óbvio, sabemos que alguns vão discordar, o que é extremamente sadio ao debate, ao passo que em outros, haverá um acréscimo no conhecimento. 


Visto isso, vamos analisar biblicamente sobre esse derramamento de poder, qual sua finalidade, o que ele pode fazer e mudar no seio da igreja e o que aparentemente são apenas doutrinas de homens que não agregam nenhum valor ao corpo. Na intenção de sopesar o assunto, a fim de trazer luz e clareza aos fatos, desobstruindo o caminho árido desse deserto, com a clara intenção de não mais obstar o caminho, até aquele grande dia, onde toda a luz será revelada. Naquele dia, não mais o conheceremos como por espelho, mas face a face e todas as dúvidas deixarão de existir, onde iremos co-existir, indiferente da doutrina que seguimos aqui, referente a esse assunto, que de forma nenhuma envolve a salvação eterna. 




Derramamento de poder


Recebereis poder quando o

Espírito descer sobre vós,[...]

Atos 1. 8,


Nas palavras de Yeshua, descritas acima, e registradas em Atos, podemos perceber claramente, e acredito que nesse tópico não haverá discordância, Ele profetiza poder sobre os discípulos. Então podemos entender que realmente existe um poder para os que creem em seu Nome e andam em seu caminho. Esse texto foi escolhido justamente por ser amplamente difundido, a ponto de dificilmente um crente não ter conhecimento dele, dando clareza ao assunto e considerando o fato revelado, sem necessidade alguma de debate, visto sua facilidade de entendimento e clareza. 


Então, YHWH respondeu a Moisés: “Reúne setenta sábios anciãos de Israel, que tu sabes serem autoridades e escribas entre o povo. Tu os levarás à Tenda do Encontro, onde permanecerão contigo. EU descerei para falar contigo; e os abençoarei, tomando uma parte do Espírito que está em ti e colocando-a sobre eles; assim levarão contigo toda a carga de responsabilidade em relação ao povo de Israel. E tu não a levarás mais sozinho.

( Êxodo 11. 16, 17)


No texto supracitado, podemos ver mais uma vez o poder sendo derramados sobre pessoas e claramente sem nenhuma dúvida ou dificuldade de entender. A palavra abençoar em hebraico é BRACHA se pronuncia (brarra), e significa literalmente dar poder para… Então podemos ver além da clareza do texto, em suas nuances, também reflete a mesma verdade. Vou citar apenas mais um para consolidar a questão do poder, ou seja, DEUS nos dá poder…


E ao completar-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente, veio do céu um barulho, semelhante a um vento soprando muito forte, e esse som tomou conta de toda a Casa onde estavam assentados. Então, todos viram distribuídas entre eles línguas de fogo, e pousou uma sobre cada uma delas. E todas as pessoas ali reunidas ficaram cheias do Espírito, e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o próprio Espírito lhes concedia que falassem.

(Atos 2. 1…)


Este texto não podia faltar, visto ser sem dúvida alguma o mais difundido sobre o assunto. Assim fica claro, que desde a antiguidade até os dias de Atos dos apóstolos, o poder de DEUS era derramado sobre o homem. Poderíamos citar vários outros textos bíblicos para deixar claro essa verdade, mas seria apenas redundância. Poderíamos citar vários avivamentos que estão descritos nos anais da história da igreja, como o avivamento da rua Azuza e outros, porém, acredito que estas coisas, os mais interessados no assunto, podem estudar por contra própria, aprofundando por si mesmo na questão. Aqui visamos apenas esclarecer alguns fatos e ensejar que se voltem a estudar o assunto com mais profundidade, caso queiram aprender mais. 





Poder com propósito

 

Recebereis poder quando o Espírito descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria,

e até os confins da terra!” (Atos 1. 8)


Aqui iniciaremos o deslinde do assunto, concernente a sua propriedade central, a sua finalidade. Você não pode receber poder simplesmente para nada, para nenhuma função, para nenhuma atividade, isto é incoerente. É o mesmo que nomear alguém a um cargo de poder, que não fará nada, que não cumprirá as prerrogativas do cargo. E aqui no texto mencionado acima, já deixa claro uma das facetas do poder, ser testemunha. E por que ser testemunha demanda poder? Basta uma lida rápida no livro de Atos dos apóstolos e veremos. Pessoas sendo presas, apanhando,sendo picados de víboras, sofrendo perseguição, apedrejamento e toda sorte de males para não pregarem o evangelho e cumprirem a comissão de serem testemunhas dos fatos ocorridos em Jerusalém em seus dias. E sem esse poder, jamais teriam conseguido  ultrapassar os limítrofes da cidade. Dependeram e muito desse poder, não para simplesmente um mover físico no corpo, mas para sustento da própria vida, muitas vezes ameaçadas pelo algoz. Sem sombra de dúvida, o poder derramado sobre a igreja de Atos, foi imprescindível para que o Evangelho chegasse a nós.



Então, YHWH respondeu a Moisés: “Reúne setenta sábios anciãos de Israel, que tu sabes serem autoridades e escribas entre o povo. Tu os levarás à Tenda do Encontro, onde permanecerão contigo. EU descerei para falar contigo; e os abençoarei, tomando uma parte do Espírito que está em ti e colocando-a sobre eles; assim levarão contigo toda a carga de responsabilidade em relação ao povo de Israel. E tu não a levarás mais sozinho.( Êxodo 11. 16, 17)


Em primeiro momento, podemos perceber que DEUS pede homens sábios, ou seja, tinham uma capacidade, tinham algum talento, dom e etc. Mas todos os talentos e dons sem o poder não nos condiciona a cumprir a comissão, precisa-se do poder, e como sabemos disso? Porque estes homens tinham dons e talentos, são separados para o ministério, e DEUS diz que vai abençoá-los, ou seja, dar poder para cumprirem o ministério, o chamado, caso contrário, apenas os dons e talentos, não os levarão ao êxito da missão. E qual é a missão? No primeiro caso, Atos 1. 8, é de ser testemunha até os confins da terra. Neste caso é:


 "Assim levarão contigo toda a carga de responsabilidade em relação ao povo de Israel.”


Poder é para levar a carga, carregar o peso, suportar as afrontas, vencer as tribulações, as tempestades, os desertos, os adversários e não simplesmente para um mover físico e emocional. Estou citando poucos textos, mas a mesma verdade pode ser encontrada em vários textos diferente desses citados até aqui, basta fazer uma simples pesquisa. 






O que ele pode fazer e mudar no seio da igreja



Neste momento, o Espírito do SENHOR tomará

pleno controle de ti, e terás manifestações

proféticas com eles; e serás transformado

em outro homem! (1º Samuel 10.6)


O poder de DEUS ao descer sobre o homem, tem que transformá-lo, caso contrário não é o poder de DEUS, são apenas manifestações humanas e emocionais. Estamos falando de Saul, que foi transformado pelo poder de DEUS e todos sabem, que quando este poder foi retirado dele, este voltou ao estado natural do velho homem, procurando até matar o ungido de DEUS. 

O poder tem que nos transformar muito além de manifestar alguma atividade sobrenatural. Porque esta, é esporádica, ao passo que a transformação é constante e nos acompanha em todos os lugares em que estivermos. Então se manifestamos dons, talentos, habilidades, mas ainda vivemos uma vida desprovida de santidade, de verdade, vivemos enredado e preso pelo pecado, vivemos mentindo, e todo tipo de coisas reprováveis no Evangelho, é porque nos falta poder para transformação. Porque para ser testemunha tem que ser transformado, senão seremos apenas mais um em meio a multidão. 

Basta lembrar de homens que foram cheios desse poder, como Pedro, que era um homem comum, chegou a negar Yeshua. Porém em sua primeira oportunidade como testemunha, depois de ser cheio desse poder, veja o que aconteceu:


Assim, todos quantos aceitaram a sua palavra foram batizados; e naquele mesmo dia juntaram-se a eles cerca de três mil pessoas.

(Atos 2. 41)  


O poder tem que ter um propósito definido, claro, se não são apenas emoções e nada mais. Tem que contribuir com o reino, com o trabalho, com a edificação e por aí vai. Muitos textos bíblicos vão nos dar sustentação para essa verdade, mas vou citar um, apenas para que adentre o processo e possa deslanchar por conta própria. 


E disse o SENHOR a Moisés: “Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. EU fiz que ficasse pleno do Espírito de Deus em sabedoria, entendimento e capacidade artística, para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para trabalhar com arte na escultura de pedras, para entalhar madeira e realizar todo tipo de obra artesanal. Eis que estou enviando a ele, por companheiro, Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, com a missão de cooperar com Bezalel em tudo. Da mesma forma, capacitei todos os artesãos para que executem tudo quanto, tenho orientado-te para realizar: (Êxodo 31. 1 ao 6)


O ETERNO enche homens com poder, veja quantos “para” aparecem no texto. O poder tem um "para", ou seja, para quê estamos cheios de poder? Para manifestações físicas, desenfreadas e sem nenhuma coerência e acréscimo ao reino? Não, é para um trabalho inteligente, é para sermos brilhantes na escrita, na fala, na caminhada, no testemunho, tem que ter uma motivação clara, evidente, para que o reino cresça. Se fizermos sons confusos, nenhum proveito teremos, mas se falarmos com poder, almas vão ser acrescentadas ao reino, pessoas serão salvas e transformadas, este é o motivo, o para quê estamos e somos cheios do poder de DEUS. Não basta dançar e falar em línguas estranhas, porque tudo isso é de pouca ou nenhuma compreensão, e não acrescenta ao corpo. 


E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?    Ora, até as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cítara, se não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara?    Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?    Assim também vós, se com a língua não pronunciarmos palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.   Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação.    Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim.    Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja. 

(1º Cor. 14. 6 ao 12)

Conclusão: 


Não existe árvore boa produzindo mau fruto; nem inversamente, uma árvore má produz bom fruto. Pois cada árvore é conhecida pelos seus próprios frutos. Não é possível colher-se figos de espinheiros, nem tampouco, uvas de ervas daninhas. (Lucas 6. 43, 44)


Podemos fechar com as palavras de Yeshua, que acredito, reflete bem o momento em que vivemos, onde temos muitas “atividades sobrenaturais”, e pouquíssima transformação, mudança de vida, e pouco poder para suportar o dia da provação. Em todos os lugares, podemos ver manifestações de dons, talentos, habilidades, mas desprovidos do poder de convencimento, de transformação, de resistência. Do poder para levar as cargas uns dos outros, para carregar nos ombros o ministério, o chamado, a comissão, e por isto, estamos falhando assustadoramente, por falta do verdadeiro poder, que vai muito além de manifestações físicas e emocionais, que em nada contribuem com a igreja e o reino. 








 


Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...