Páginas

Entusiasmo

 



Entusiasmo


Estar vivo não significa viver a vida, e um certo alguém me interpelou dessa forma a alguns dias:


Você é sempre assim?


Antes da resposta, preciso explicar a pergunta. Este "assim" significa literalmente feliz, comunicativo, disposto, solícito etc.

 

Ao que eu respondi:


"Pela manhã eu respiro os ares do TODO PODEROSO"


E é exatamente isso que me deixa assim, sempre de bem com a vida, apesar das mazelas apresentadas por ela mesma. Eu não simplesmente estou vivo e por falta de opção, me mantenho assim. Eu sou apaixonado com o fôlego de vida que ELE me deu, eu tenho prazer em viver, indiferente das circunstâncias ao meu redor. Eu não saio para trabalhar como se fosse isso um peso de obrigação que me esmaga. Eu não vou para a faculdade como se isso fosse apenas uma obrigação, mas vejo como uma oportunidade de crescimento, de contentamento, de realização pessoal. 


Porém, o grande segredo não está no que se pode ver, mas sim no oculto, naquilo que somente eu posso contemplar. Na verdade, o que se vê de mim, são frutos de algo plantado em meu interior. E Yeshua disse: 


Pois cada árvore é conhecida pelos seus próprios frutos.

Lucas 6. 44.


Com isso, quero dizer exatamente, que minha alegria, minha forma de viver e levar a vida, não consiste em coisas externas, e sim em questões internas. Se o interior estiver resolvido, o exterior vai brilhar, vai reluzir, vai emitir luz que será vista de todas as formas e em todos os lugares. As fortes ondas da vida, podem até balançar o barco, mas não alcançará o interior, que continuará intacto, porque o barco não resiste às ondas, ele balança com elas, ele dança no ritmo em que elas determinam. Se ele resistir e desejar ficar inerte, parado, sem se mover, será chicoteado por elas,  podendo se despedaçar, porém ele dança em festa, em meio a tempestade, porque seu interior está resolvido, protegido, guardado. 


Eu sou um entusiasta da vida, e quando compreendemos a etimologia da palavra ENTUSIASMO, então fica claro porque alguns são e outros não são entusiastas da vida, vejamos: 


Com relação à etimologia, a palavra entusiasmo se deriva do grego

"enthousiasmos" que significa "ter um Deus interior" ou "estar possuído

por Deus". O entusiasmo pode ser descrito como um estado de

excitação da alma, quando esta experimenta uma paixão excessiva.


Veja que eu respondi ao que me perguntava sobre meu jeito de viver, de forma indireta, com essa resposta. Eu disse que respirava os ares do TODO PODEROSO. Lembrando que ELE é ESPÍRITO, e esta palavra em hebraico é RUACH, que literalmente significa fôlego, ar, vento… Então o motivo da minha alegria é DEUS dentro de mim. Não está em posses, porque eu não as tenho. Não está em pessoas, porque estas são inconstantes, hoje te amam e amanhã te odeiam. Não sou feliz porque cheguei onde eu queria chegar, porque ainda não cheguei, mas sou feliz. Minha alegria não está no status, na posição, no reconhecimento, porque estes, eu também não tenho. Na verdade, eu teria mais motivos para ser triste do que para ser feliz. Porém sendo minha alegria interna, ela não se abala pela falta das coisas, porque o que eu preciso eu tenho, DEUS dentro de mim e ffoi dito:


O SENHOR é nosso pastor

e de nada tenho falta.

(Salmo 23.1)


Quantas pessoas ao nosso redor tem tudo e não são felizes, não são completas, vivem de ilusão e aparência, mas no fundo estão completamente frustradas com tudo que conquistaram, onde chegaram, com o status, as posses e etc. 


Nós viemos de DEUS e separados DELE, podemos ter tudo e nos faltará tudo. NELE estamos completos e não sentiremos falta de nada, porque ELE nos supre, nos completa.


Yeshua disse: 


...mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede.

Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte

de água a jorrar para a vida eterna".  

(João 4. 14)


Quando nos alimentamos dele, transbordamos  aqui nessa vida e jorramos para a vida eterna. É algo que somente quem vive entende, os demais ficam a questionar, como essa pessoa é feliz o tempo todo? A resposta está no que acaba de ler, DEUS é minha alegria. 


Ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras; mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimento; as ovelhas sejam seqüestradas do aprisco, e o gado morra nos currais, eu, todavia, me alegrarei no SENHOR, e exultarei no Deus da minha salvação! YHWH, o SENHOR Soberano, é a minha força! Ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me caminhar por lugares altos. (Hbacuque 3. 17…)





Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...