Páginas

DORCAS, A DISCÍPULA QUE COSTURAVA



“Então Jesus declarou aos seus discípulos: “Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me acompanhe.
Porquanto QUEM QUISER SALVAR A SUA VIDA, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, encontrará a verdadeira vida.”
(Mateus 16: 24, 25)
          
          Temos percebido que o agir do ETERNO é diferente e peculiar na vida de cada pessoa. Por mais que haja pontos em comum, histórias parecidas, o Senhor, em sua sabedoria, usa cada detalhe em benefício do crescimento do reino. O segredo está na intenção de cada coração, na entrega, na obediência ao chamado.  Como exemplo de devoção a causa do Evangelho, iremos citar hoje uma discípula de excelência: Dorcas. Destacou-se como uma mulher notável, completamente transformada por Deus e obediente ao Seu chamado, usando de maneira fiel, tudo o que sabia fazer. Ela amava ao Senhor acima de todas as coisas e se dispôs completamente ao serviço e amor as almas perdidas. Por isso, é um modelo de fé, serviço e dedicação para todos os discípulos de Cristo nos dias de hoje.

         Segundo estudos, Dorcas foi a única mulher mencionada na Bíblia como discípula, algo muito interessante, levando-se em consideração o grande número de mulheres citadas nas escrituras.O que fez essa mulher diferente das demais?
     Analisando o pequeno relato sobre sua história, podemos perceber alguns pontos relevantes, eis o texto:

“Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, que traduzido quer dizer Dorcas, a qual estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.  Ora, aconteceu naqueles dias que ela, adoecendo, morreu...
Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: Não te demores em vir ter conosco...
Pedro levantou-se e foi com eles; quando chegou, levaram-no ao cenáculo; e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando-lhe OS VESTIDOS E OUTRAS ROUPAS QUE DORCAS HAVIA FEITO para elas enquanto estava viva.
Pedro pediu que todos deixassem o quarto; em seguida, ajoelhou-se e orou. Dirigindo-se à mulher morta, ordenou-lhe: “Tabita, levanta-te!” Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.
A seguir, ele lhe deu a mão e ajudou-a a colocar-se em pé. Então, chamando os santos, principalmente as viúvas, apresentou-a viva.
Este fato se tornou conhecido por toda a cidade de Jope, e foram muitos os que passaram a crer no Senhor.”  (Atos 9:36 a 42)
  • Dorcas era conhecida pelas boas obras, pelas esmolas que fazia especialmente para as viúvas.
  • Ela tinha provas de sua generosidade. Roupas que fazia e doava as viúvas.
  • Tinha um dom de costurar e usava esse dom em favor dos necessitados.
  • Tinha muitos amigos que choraram sua morte, que intercederam a seu favor, que acreditaram e desejaram sua ressurreição.

  Podemos notar na história dessa notável discípula que ela dedicava sua vida ao reino. Ela carregava a sua cruz e seguia os passos do Mestre, negava a si mesmo, vivia exclusivamente para cuidar de outros. O texto leva-nos a entender que Dorcas literalmente seguiu as orientações do Mestre Yeshua dada aos discípulos, sobre deixar tudo, inclusive pai, mãe e filhos para viver o Evangelho. A história não relata que Dorcas tinha filhos, nem esposo, nem menciona pais. Naturalmente ela tinha pais, talvez irmãos, mas eles não eram prioridade na vida dessa mulher, ela amava a DEUS acima de todas as coisas e seu prazer era agrada-LO. Ela vivia para proclamar o evangelho, talvez, não com ousadia de palavras, nem com dons extraordinários, mas usava tudo o que sabia fazer, usava a própria vida em benefício do reino.
Conjecturando, Dorcas possivelmente ansiava viver algo espetacular para que mais pessoas fossem alcançadas pelo Evangelho, ela dispôs sua vida, a perdeu, nesse caso literalmente, para que seu testemunho de ressurreição alcançasse toda uma cidade. A cidade em questão, Jope, era uma cidade portuária, a mesma cidade mencionada no livro de Jonas, onde muitos navios partiam e eram acometidos por naufrágios, que levavam a vida de muitos marinheiros e viajantes, por isso havia muitas viúvas e órfãos nessa cidade especificamente. Interessante observar na história de Dorcas, que após sua ressurreição, a mesma foi apresentada viva, especialmente as viúvas. Não foi apenas porque as viúvas choravam muito, mas essas mulheres testemunharam o milagre com um objetivo: espalhar as boas novas e poder do evangelho na vida de Dorcas.
Eram muitas viúvas e uma mesma história, todas presenciaram a ressurreição de uma piedosa mulher e através delas, muitos se renderam ao evangelho!
O mais lindo dessa história é perceber que tudo começou com uma mulher que se dispôs a ser discípula, doando sua própria vida em favor do reino. Ela não tinha muito a oferecer, mas entregou a capacidade que tinha de costurar, algo aparentemente simples, mas que fortaleceu vínculos e criou laços de amizade e gratidão que em hora oportuna da chegada do milagre, transformou-se em uma corrente missionária que impactou uma cidade inteira!



JOSI😉







Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...