Páginas

NÃO SALVE OS PORCOS


"Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão.
 ( Mateus 7:6)

  Por muito tempo esse texto me intrigou, chamava minha atenção alguém querer jogar algo tão valioso quanto pérolas a animais tão imundos quanto PORCOS...  Note que, a orientação do texto é não dar, não atirar... O texto deixa claro, que era uma opção, uma vontade espontânea. Jesus (autor de tal fala) não  incitava,  nem apoiava tais entregas. Dar coisas sagradas aos cães , atirar pérolas aos porcos, era algo que alguém intentava fazer e era alertado que haveriam consequências por tais ações.
                    Em outro texto bastante conhecido, também podemos perceber algo semelhante. Na parábola do “filho pródigo “, há um relato de alguém  no fundo do poço, dando algo valioso aos porcos. Em tempo de fome, alimentar os porcos era algo valioso que implicava em salvar a vida dos animais. Notamos uma banalização da vida humana, inversão de valores... O filho pródigo, depois de ter gasto toda a sua fortuna, viu -se em uma situação onde passava fome e tudo o que lhe restou foi alimentar  porcos . Note que, ele não tinha alimentos,  mas os porcos tinham. Chegou ao cúmulo de desejar comer da comida que os animais comiam. Foi exatamente nesse momento que decidiu se levantar e voltar para os braços do PAI, para o início da história, para a vida valiosa, longe dos porcos imundos.
                   Em outro texto muito conhecido,  que também fala de porcos, aprendemos na prática o que deve ser feito aos porcos. Na libertação do endemoniado gadareno, o Mestre Jesus permitiu que a legião de demônios expulsos do homem entrassem em porcos que eram cuidados na região.

...E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que TODA aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e MORRERAM nas águas. (Mateus 8:32)
                     
                 
                    Diferente das outras situações, na história do gadareno, nada de valor foi dado aos porcos, eles não foram alimentados, não foram salvos. Muito pelo contrário,  eles foram lançados de um despenhadeiro e mortos nas águas.  Não houve nem um relato sequer de que algum porco foi salvo.
                   Mas o que os PORCOS representam exatamente? E por que há consequências ruins quando optamos por SALVAR tais animais?
                   O porco representa impureza, é um animal naturalmente imundo, sujo... Pode-se dizer que basicamente simboliza o PECADO. Por isso não devemos alimentar, não devemos entregar algo valioso como pérolas a algo imundo e asqueroso como o pecado.
            Jesus nos aconselhou, mostrou-nos que alimentar porcos com coisas valiosas traz consequências desastrosas e cruéis,  afinal, o PECADO pisa e dilacera vidas. Por isso, a orientação mais segura e deixar que o pecado “ morra afogado".
                   Recentemente tive um sonho, onde vi muitos porcos se afogando em águas barrentas e algumas pessoas salvaram os porcos, tirando-os das águas... Percebi que muitos até lançam o pecado ( os porcos) nas águas,  mas, posteriormente optam por SALVAR os porcos. E como salvamos os porcos, figuradamente falando???
                  SALVAR é dar oportunidade de vida, nesse caso, é trazer de volta algo que já deveria ter morrido, é alimentar,  dar pérolas,  valorizar algo imundo . É inverter valores. O PECADO faz separação entre DEUS e o homem,  alimentar o pecado é evidenciar a distância do plano original. É negar o sacrifício de JESUS na cruz, é negligenciar o plano de salvação que nos foi apresentado. Então,  que a partir de hoje possamos valorizar nossa própria vida, fazendo escolhas certas que nos aproximem de DEUS e que aprendamos a matar pecados e não salvá-los!!!

JOSI 😉

2 comentários:

Unknown disse...

A paz do Senhor Jesus
Esta mensagem veio de encontro a uma situação que eu vivi o ontem e usei para ilustrar para a pessoa com que eu aconselhei, pensei que estava sendo radical de mais ,mas agora depois de meditar em seu texto,concluo que estava coberta de razão. As pessoas conhecedoras de Jesus que hoje rejeitam o evangelho ou seja, não querem se concertar com Jesus, reconciliar e fazer um nova aliança,entra neste contexto. Desprezam Jesus, não arrepende.

Josi Deco disse...

Haleluia, glória ao ETERNO!!! Maravilhoso ver a Palavra se confirmando nos corações!!!

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...