Páginas

EZEQUIEL, FORTALECIDO EM DEUS

“Entretanto, eu o estou tornando tão corajoso e obstinado quanto eles. Sim, eu estou tornando sua personalidade mais dura que a pedra e tão dura quanto o diamante. Portanto, não se aflija por eles, nem se deprima pela forma que vão olhar para você, porque eles são casa rebelde.” (Ezequiel 3:8 e 9) 

    
         Hoje entendi porque me identifico tanto com o profeta Ezequiel. O profeta que foi chamado constantemente de “filho do homem” ou “ser humano”, representando sua fraqueza natural e paralelamente, o quanto ele foi forte em DEUS. 
         Ezequiel era da linhagem de sacerdotes e passou toda sua juventude preparando-se para tal função. Logicamente, tinha muitos planos, muitos sonhos para o próprio futuro, mas, não estava em seus planos, ser levado cativo para a Babilônia. O que ocorreu, antes que iniciasse seu trabalho como sacerdote. 
          Imagine a frustração que tal exílio causou aquele jovem!?? Em sua mente, tudo havia acabado, não haviam mais expectativas, até que o DEUS; que ele conhecia na teoria; falou com ele, chamando-o para uma importante, porém difícil missão, que exigiria de Ezequiel, muito mais do que o trabalho do sacerdócio, o qual ele achava que estava preparado. Tudo mudou, agora ele tinha uma mensagem. De certa forma, havia alguma semelhança com o sacerdócio que Ezequiel almejava; afinal, a mensagem dura que ele havia sido comissionado a falar, também tinha o intuito, de ligar o povo a DEUS; mas, a maneira seria totalmente diferente.
            Agora, Ezequiel era o profeta exilado, que viveria intimamente, cada mensagem que falaria. Quando Ezequiel entendeu seu chamado, ficou pasmado, em choque por sete dias. Entendeu que não seria fácil, mas entendeu também, que o próprio DEUS o fortaleceria. 
             Algo que nos chama muita atenção na história do profeta é o fato de que ele estava preso, exilado com seu povo e precisava anunciar palavras duras sobre arrependimento, destruição, pranto e também restauração para o seu povo. 
               Simbolicamente, Ezequiel, antes de falar ao povo, precisou “comer o rolo de livro”. Ele precisou receber a mensagem de DEUS e comprometer-se com ela, antes de proclama-la. A mensagem deveria fazer parte de seu próprio ser, só assim ele conseguiria dividi-la com os outros. 
                Ezequiel fez parte de um tempo de prisão, onde foi tremendamente usado com mensagens de confronto, mas também de esperança de dias melhores. O povo exilado, estava tão acostumado com o exílio, que já haviam sido contaminados e confinados a prisões muitos maiores que o próprio exílio físico. E para que houvesse restauração, primeiro precisavam enxergar todos os erros que os prendiam. O povo que era “vítima”, passou a ser preso por suas próprias paixões e precisavam enxergar suas mazelas, para que enfim fossem livres. 
                Essa era a função de Ezequiel, libertar o povo de suas prisões mentais. Para tal responsabilidade, Ezequiel precisou primeiro ser livre e para isso, foi necessário viver cada palavra que falaria ao povo “encarcerado”. 
                O livro de Ezequiel é permeado de mensagens do ETERNO que estão intimamente ligadas a própria vida do profeta. Ezequiel viu a glória de DEUS próximo ao rio Quebar, no deserto e dentro da própria casa. Seja no rio (lugar de fartura), no vale, deserto (lugar de angústia) ou em casa (lugar comum, de comodismo), a glória de DEUS não muda! Não importa o lugar, quando a glória de DEUS se revela, é sempre poderoso!!! 
                O profeta viveu experiências profundas com o ETERNO, como a famosa visão do “vale de ossos secos”, no capítulo 37 e a visão das “águas purificadoras” que saíam do templo, no capítulo 47. Também quando perdeu a esposa amada e precisou chorar em silêncio.
                 A vida do profeta Ezequiel, exemplifica bem que, vida com DEUS exige renúncias, entrega. Exige de nós, mergulho em águas profundas e desconhecidas, confiar plenamente na mensagem entregue a nós. Mergulhar em DEUS exige uma entrega completa e sincera, obediência e sensibilidade, para entender todos os direcionamentos. É colocar o ETERNO acima de tudo, até de quem mais amamos. É mostrar com atitudes; mesmo nas circunstâncias mais difíceis; que DEUS é nosso bem mais precioso, nosso libertador. A vida do profeta também nos mostrou o quanto a mão de DEUS se faz forte sobre aqueles que se deixam guiar pelo Espírito, assim como diz nesse texto: 


  “Então o Espírito me levantou e me levou; eu fui amargurado na excitação do meu espírito; mas a mão do Senhor se fez muito forte sobre mim.” (Ezequiel 3:4) 

JOSI :)

Nenhum comentário:

Poder de Deus

  Poder de Deus Introdução: Muito se fala, se ouve e se vê sobre derramamento de poder na vida dos crentes desde a antiguidade até os dias d...