QUEM SOMOS ?

QUEM SOMOS ?
Marcos e Josilene Deco, unidos pelo segundo matrimônio, somos pais de 6 filhos, sendo 4 do meu primeiro casamento e 2 do primeiro casamento dela. Conheço Yeshua nosso salvador desde 1995 e a Josilene nasceu numa família de crentes. Ela formada em Serviço social e eu cursando Letras. Fui consagrado ao ministério pastoral em 2003, iniciei um processo de conhecimento das Raízes da fé judaica, o qual me entreguei totalmente. Hoje trabalhamos para o reino de forma mais liberal, sem vínculos eclesiásticos, mas servindo ao corpo naquilo que possível. Nossa função tanto no blog quanto em toda a nossa vida é testemunhar a salvação por nós recebida pela fé no Mashiach Yeshua. Amém.

quinta-feira, 8 de março de 2018

Os males do açucar



Açúcar É Prejudicial Para A Saúde?


ALIMENTAÇÃO  ARTIGOS  por DR. JULIANO PIMENTEL  em 19 DE JANEIRO DE 2018 

Muitos especialistas falam que o açúcar é prejudicial para a saúde. Mas ainda tem gente que duvida disso. Será que ele tem relação com o aumento de peso da população nos últimos anos? A indústria do açúcar luta ativamente para mudar a opinião pública sobre os efeitos do açúcar para a saúde.

Neste artigo, eu você vai descobrir se o açúcar é prejudicial e como transformar a sua saúde.

Açúcar É Prejudicial?  Quais Os Perigos?

11-   Doenças Cardiovasculares:

    Muitas pessoas ainda culpam a gordura dietética pelas doenças cardíacas. Porém, pesquisas têm apontado o açúcar como o verdadeiro culpado. De fato, em 2016, pesquisadores descobriram um enorme escândalo da indústria do açúcar, provando que o lobby do açúcar patrocinou a pesquisa falsa de Harvard na década de 1960. Acontece que o lobby do açúcar financiou os pesquisadores de Harvard, voltando o foco para o suposto papel das gorduras naturais na doença cardíaca (1). A pesquisa concluiu que não havia “dúvida” de que a única intervenção dietética necessária para prevenir a doença coronariana, era comer menos alimentos que continham colesterol, e comer gordura poliinsaturada em vez de gordura saturada (2). Nós sabemos que isso não é verdade. Em 2014, os pesquisadores foram capazes de mostrar cientificamente que a ingestão de muito açúcar pode aumentar significativamente o risco de doenças cardiovasculares. Na verdade, as pessoas que consomem 17 a 21% de calorias de açúcar refinado enfrentam um risco 38% maior de morrer de doenças cardiovasculares, em comparação com aqueles que tem apenas 8% de suas calorias de açúcar. O risco relativo foi mais que o dobro para aqueles que consumiram 21% ou mais de suas calorias de açúcar adicionado (3).

2- Açúcar e doença hepática .

    A doença hepática gordurosa não-alcoólica está relacionada ao consumo de xarope de milho de alta frutose, escondido em bebidas e alimentos processados (4). O fígado gorduroso não alcoólico ocorre quando a gordura se acumula no fígado. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Sydney no Hospital Westmead na Austrália, a doença crescente é paralela à frequência de obesidade, resistência à insulina, síndrome metabólica e diabetes tipo 2. E muitos americanos com a doença não experimentam quaisquer sintomas. Pesquisadores da Universidade Tuft, descobriram que pessoas que consomem ao menos bebida açucarada por dia, enfrentam um risco maior de doença hepática gordurosa não alcoólica, em comparação com aqueles que evitam bebidas com açúcares adicionados (6)

3-Açúcar e a microbiota do intestino

    O açúcar muda a microbiota do intestino, de uma forma que aumenta a permeabilidade intestinal. Isso significa que a inflamação crônica de baixo grau que o açúcar desencadeia, pode levar à transferência de substâncias do intestino para a corrente sanguínea. Aumentando o risco de desencadear a obesidade e outras doenças crônicas metabólicas (7, 9).

4- Açúcar e resistência à insulina

    A principal função da insulina é conduzir a glicose da corrente sanguínea para as células. Mas quando comemos uma dieta rica em açúcar, as células tendem a se tornar resistente aos efeitos da insulina.

    Quando isso acontece, o pâncreas começa a secretar ainda mais insulina para remover a glicose da corrente sanguínea, porque a glicemia elevada é tóxica. É assim que a resistência à insulina eleva os níveis de insulina no sangue. Mas a insulina também tem outra função importante, ela “diz às células de gordura” para usar a gordura da corrente sanguínea e armazená-las. E com isso, a obesidade é desenvolvida no organismo. Quando o corpo se torna ainda mais resistente à insulina, as células beta no pâncreas eventualmente se danificam e perdem a capacidade de produzir insulina suficiente. Isto é uma das causas da diabetes tipo II, que agora aflige cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. O excesso de frutose é uma causa conhecida de resistência à insulina, e insulina elevada no sangue (10).

5- O açúcar é viciante

    Quando comemos açúcar, a dopamina é liberada no cérebro, dando-nos uma sensação de prazer. Isto é semelhante ao efeito das drogas, como a cocaína (11). Nosso cérebro é obcecado por procurar atividades que liberam dopamina. Atividades ou alimentos que liberam uma quantidade enorme dela de dopamina são “procurados” pelo organismo . Em alguns indivíduos com uma certa predisposição ao vício, isso faz com que o comportamento de busca de recompensas seja típico da dependência de drogas abusivas. Estudos em ratos apontaram que eles podem, de fato, se tornar fisicamente viciados em açúcar. Isso é mais difícil de provar em seres humanos, mas muitas pessoas consomem açúcar e alimentos industrializados, de uma forma padrão que é típica de compostos viciantes e abusivos.

6- Açúcar Refinado Não Contém Vitaminas Ou Minerais

    Açúcar é vazio ou pobre em nutrientes. A maioria dos alimentos com alto teor de açúcar como doces, pudins, refrigerantes e barras de chocolate contêm poucos nutrientes essenciais ou nenhum. Pessoas que comem alimentos açucarados ao invés de comer alimentos de verdade, provavelmente, se tornam deficientes em muitos nutrientes importantes. Ou seja, você consome bombas de calorias que fazem o seu corpo engordar, causam diversos problemas de saúde, sem benefícios.

Quais Ingredientes Você Deve Evitar?

Açúcar É Prejudicial? Evite Os Derivados Do Açúcar.

    O açúcar adicionado pode ter vários nomes diferentes nos rótulos dos ingredientes. Fique atento aos rótulos, outros nomes para o açúcar adicionado incluem:

Dextrose anidra;
Açúcar mascavo;
Açúcar em pó de confeiteiro;
Xarope de milho;
Sólidos de xarope de milho;
Dextrose;
Frutose;
Xarope de milho rico em frutose (HFCS);
Mel;
Açúcar invertido;
Lactose;
Xarope de malte;
Maltose;
Xarope de bordo;
Melaço;
Néctares;
Açúcar cru;
Sacarose;
Açúcar granulado branco.

Açúcar é Prejudicial.

    O açúcar é prejudicial para você, de fato. Ele afeta a função cerebral, pode causar doença hepática gordurosa não alcoólica e aumenta o risco de doença cardíaca. Existem dezenas de nomes para o açúcar adicionado nos rótulos dos alimentos, mas restringir alimentos e bebidas processadas pode diminuir significantemente sua ingestão de açúcar. Evite também os adoçantes industrializados, que também danificam o seu organismo.
Outra dica: consumir mais proteína de alta qualidade, fibra e alimentos fermentados pode ajudá-lo a diminuir seu desejo por açúcar. Use substitutos do açúcar como o xylitol, stevia ou a canela. Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, como mencionei; está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Dr Juliano Pimentel


Nenhum comentário: