QUEM SOMOS ?

QUEM SOMOS ?
Marcos e Josilene Deco, unidos pelo segundo matrimônio, somos pais de 6 filhos, sendo 4 do meu primeiro casamento e 2 do primeiro casamento dela. Conheço Yeshua nosso salvador desde 1995 e a Josilene nasceu numa família de crentes. Ela formada em Serviço social e eu cursando Letras. Fui consagrado ao ministério pastoral em 2003, iniciei um processo de conhecimento das Raízes da fé judaica, o qual me entreguei totalmente. Hoje trabalhamos para o reino de forma mais liberal, sem vínculos eclesiásticos, mas servindo ao corpo naquilo que possível. Nossa função tanto no blog quanto em toda a nossa vida é testemunhar a salvação por nós recebida pela fé no Mashiach Yeshua. Amém.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Entendemos errado!!!
O que é congregar?

Acreditamos piamente que congregar é ir aos cultos regularmente, ser assíduos a uma determinada congregação e ponto final, estamos resolvidos diante do ETERNO. Seria isso correto ou isto atende apenas a nossa religiosidade? Para melhor respondermos esta questão, precisamos  entender o conceito de:
Congregar:  Um grupo de pessoas reunidas para determinado propósito ou atividade. A palavra hebraica usualmente traduzida por “congregação”  é qa·hál,  que deriva de um radical que significa “convocar; congregar”. (Núm 20:8;) É freqüentemente usada para um grupo organizado, encontrada nas expressões “congregação de Israel” (Le 16:17; Jos 8:35; 1Rs 8:14), “congregação do verdadeiro Deus” (Ne 13:1) e “congregação de YHVH” (Núm 20:4; De 23:2, 3; 1Cr 28:8; Miq 2:5). Qa·hál designa diversos tipos de reuniões humanas, como para fins religiosos (De 9:10; 18:16; 1Rs 8:65; Sal 22:25; 107:32), para tratar de assuntos civis (1Rs 12:3), e para guerra (1Sa 17:47; Ez 16:40). No livro de Eclesiastes, Salomão é identificado como “o congregante” (hebr.: qo·hé·leth). (Ec 1:1, 12) Ele, como rei, congregava ou reunia o povo para a adoração de YHVH, um caso notável foi quando reuniu seus súditos no  templo em Jerusalém. — 1Rs 8:1-5; 2Cr 5:2-6.
Então podemos definir que congregar é ajuntar, reunir pessoas, Baseado nisso podemos recorrer as palavras de Yeshua:
Porquanto, onde se reunirem dois ou três em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles”.  Mateus 18.20

Para se ter uma congregação, precisamos de um (Kohelet) aquele que congrega, este problema Yeshua resolveu ao dizer, que estaria em nosso meio, mesmo que fosse dois ou três. Ele é o nosso Kohelet (Congregador)
Para se ter uma congregação, precisamos de pessoas para se congregar, ao que Yeshua também resolveu, dando numeração mínima de dois. Então dois irmãos reunidos é congregar.
E para os críticos de plantão, o contexto está tratando desse assunto sim, porque nele encontramos a palavra “IGREJA”,
Contudo, se ele se recusar a considerá-los, dizei-o à igreja; então, se ele se negar também a ouvir a igreja, trata-o como pagão ou publicano. Mateus 18. 17

A palavra Igreja, encontrada na Brit  hadasha (NT) é Eklesia em grego  e Qa-ral em hebraico, ou seja, a congregação do Tanach (VT) é a mesma congregação da Brit hadasha (NT).


Podemos definir a hora é o lugar de congregar?
O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito.” João 3.8

Repare o que ocorre com os nascidos do Espirito (Ruach /Sopro do ETERNO). Este vento é o sopro do todo poderoso, que em nossa tradução é erroneamente chamado de Espirito santo, mas seria melhor traduzido como  (Espirito Do Santo, ou do ETERNO e ainda melhor seria Sopro do ETERNO). Este Sopro do ETERNO, sopra onde quer, e soprando onde ele quer, ouve-se a sua voz, não sabemos de onde ele vem e muito menos para onde vai, e ELE guia, direciona, conduz quem ELE quer , da forma que ELE quer, assim deveria ser constantemente, veja exemplos:
E aconteceu que o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te e acompanha essa carruagem.  Atos 8.29

Espirito neste texto é Ruach (Sopro) e ELE conduz o pregador, ELE direciona, no lugar que ELE escolheu e no tempo DELE.

Enquanto serviam, adoravam e jejuavam ao Senhor, o Espírito Santo lhes ordenou: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. Atos 13.2

Veja novamente o SOPRO DO ETERNO conduzindo, direcionando a congregação.


Para concluir veja este texto:

Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito (SOPRO)  e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito (SOPRO), e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito(SOPRO)  e em verdade.”  João 4.23,24.


Não sou contra as organizações, porém elas não podem tomar o lugar do SOPRO DO ETERNO, elas devem unicamente servir ao ETERNO, se fosse assim estaria tudo certo, porém sabemos que não é assim. Congregar é literalmente estar onde o Senhor Yeshua está, é ouvir a voz do SOPRO e fazer o que ELE quer que façamos, e não simplesmente nos reunir por obrigação, por agendamento, por compromisso, por religiosidade, por que isso, de nada vale diante do ETERNO.

Duas questões importantes para você refletir:

1    1)    Quem nunca saiu de uma reunião agendada por homens, seja culto, célula etc, dizendo: O que eu vim fazer aqui hoje?

2     2)    Quem nunca participou por acaso de algo e saiu dizendo assim: Meu Pai, eu tinha mesmo que estar aqui hoje.

As vezes saímos de casa com um proposito e fazemos outro totalmente diferente e nos deparamos com um mover espetacular da parte do ETERNO, isso é congregar. Em contrapartida participamos de reuniões que concluímos que não deveríamos ter saído de casa naquele dia, porque foi humano e não o SOPRO.
Um discípulo alguns dias atrás saiu de casa com um destino, no meio do caminho o SOPRO veio sobre ele e usado poderosamente pelo ETERNO, evitou um homicídio. E o homem que estava prestes a matar outro disse: 

"Se você não estivesse naquele lugar no exato momento, eu teria matado" ...

Precisamos deixar a religiosidade de lado e ouvir a voz do vento, e fazer o que ele quer que eu faça e não o que está em minha agenda, sendo assim produziremos mais para o reino. Quando vier ao seu coração de ir a um lugar, e seu coração queimar para isso, não discuta, não diga que está na hora do culto, ou da célula, ou do ensaio de louvor, ELE sabe onde precisa de você e é nesse exato momento que nos caracterizamos como servos do ETERNO, porque fazemos o que ELE quer e não o que a religião diz.
Que o SOPRO DO TODO PODEROSO seja sobre você e te conduza.

Por Marcos Déco




Nenhum comentário: