QUEM SOMOS ?

QUEM SOMOS ?
Marcos e Josilene Deco, unidos pelo segundo matrimônio, somos pais de 6 filhos, sendo 4 do meu primeiro casamento e 2 do primeiro casamento dela. Conheço Yeshua nosso salvador desde 1995 e a Josilene nasceu numa família de crentes. Ela formada em Serviço social e eu cursando Letras. Fui consagrado ao ministério pastoral em 2003, iniciei um processo de conhecimento das Raízes da fé judaica, o qual me entreguei totalmente. Hoje trabalhamos para o reino de forma mais liberal, sem vínculos eclesiásticos, mas servindo ao corpo naquilo que possível. Nossa função tanto no blog quanto em toda a nossa vida é testemunhar a salvação por nós recebida pela fé no Mashiach Yeshua. Amém.

sábado, 27 de janeiro de 2018

Parasha ha'shavua (em ter enviado)

Por Juliano Axchar

Parasha ha'shavua (porção da semana). 

A porção dessas semana se chama b'shallach (em ter enviado) na tradução da bíblia judaica  do doutor David H. Stern está  assim: (depois de ter deixado), "b" = ב  em hebraico é a preposição (em,no) e "shalach" = שלח  significa "ele enviou".  Essa porção da torah de numero 16, shemôt (êxodo) 13:17-17-16 com sua haftarah estudo dos escritos é shoftim (juízes) 4:4-5:31. A parashá b'shallach é uma porção muito rica com a historia da saída do povo do Egito, há princípios valiosos aqui, mas quero me deter a algo maravilhoso no inicio dessa parasha. Vejamos o texto.

ויהי בשלח פרער את-העם ולא-נחם אלהים דרך ארץ םלישתים כי קרוב הוא כי אמר אלהים פן-ינחם העם ברותם מלחמה ושבו מצרימה. Versiculo 17.

Vou escolher algumas palavras para a explicação:
...e faraó enviou o povo ou deixou o povo ir, o verbo שלח  "shalach" usado aqui se refere a enviar, geralmente com um propósito ou uma missão. Desse verbo vem a palavra שליח  shaliach (enviado ou apóstolo, palavra no grego para enviado), talvez Faraó deixou o povo ir,  mas tinha uma pretensão sobre o povo, vemos que , ele não concordava em deixar o povo ir para que não fossem mais escravos no Egito.

O Eterno então guia o povo por um דרך  "caminho", sendo que Yeshua (Jesus) é o Caminho. Yochanan (João)14:6, mas há vários caminhos e como andar nesse Caminho que é o (Cristo)?

Voltemos a narrativa: D'us não os guia pelo caminho dos p'lishtim (filisteus) por ser perto ou próximo a (palavra aqui é קרוב  "karôv" próximo) desse verbo temos o nome קרובים  "keruvim" ou querubim, que significa está próximo, no caso dos keruvim sao os que estão próximos ao trono de D'us, mas aqui o caminho era próximo do Egito e o Eterno disse o verbo aqui é אמר  "amar" (ele disse) que o povo vendo a guerra voltariam para ארץ מצרימה  "eretz mitzraimah" (terra do Egito); aqui o verbo voltar é שוב  "shuv" retornar, esse verbo é muito importante por que significa voltar, retornar e indica arrependimento, o mesmo verbo usado por Yochanan (João o batista) em Matityahu (Mateus) 3:2 e por Yeshua em Matityahu (Mateus) 4:17, arrepender em hebraico é voltar, trocar de direção, converter-se. 

Vemos nessa porção de estudo que o povo acaba se arrependendo de sair do Egito e acabam por desejarem voltar, posteriormente tal povo começa a andar em círculos morrendo no deserto com exceção de Yehoshua (Josué), Kalev (Calebe) e os que nasceram no deserto, embora todos sinais que o Eterno mostrou diante do povo para que percebessem que Ele não eram como os deuses do Egito, eles tinham um sentimento inverso, se arrependeram de estar no Caminho e queriam voltar para o Egito. 



Quantas vezes somos bombardeados por esse sentimento e quantos já se entregaram a ele? O Eterno não nos concede um רוח  "rúach" (Espírito) de covardia mas de ousadia, nosso principal inimigo são os desejos que guerreiam dentro de nós, não apenas a fome mas a luxuria do comer, as carnes os temperos, mesmo nutridos com o man (maná) eles não mais estavam satisfeitos, assim é nossa carne; no Egito tinha tecnologia, segurança, civilização e o Eterno leva o povo para o deserto onde a única tecnologia era a comunhão com Ele, onde a única segurança era estar conectado com Ele, onde o modelo de  civilização era regida pela TORAH dada pelo Eterno a Mosheh (Moisés) no Har Sinai (monte Sinai). Venhamos a refletir no caminho que queremos seguir, todos nos leva a algum lugar mas apenas Yeshua nos leva a D'us

Nenhum comentário: