QUEM SOMOS ?

QUEM SOMOS ?
Marcos e Josilene Deco, unidos pelo segundo matrimônio, somos pais de 6 filhos, sendo 4 do meu primeiro casamento e 2 do primeiro casamento dela. Conheço Yeshua nosso salvador desde 1995 e a Josilene nasceu numa família de crentes. Ela formada em Serviço social e eu cursando Letras. Fui consagrado ao ministério pastoral em 2003, iniciei um processo de conhecimento das Raízes da fé judaica, o qual me entreguei totalmente. Hoje trabalhamos para o reino de forma mais liberal, sem vínculos eclesiásticos, mas servindo ao corpo naquilo que possível. Nossa função tanto no blog quanto em toda a nossa vida é testemunhar a salvação por nós recebida pela fé no Mashiach Yeshua. Amém.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Arvore da vida



Sabemos que a Torá o Tanach e a Brit chadasha são repletas de tipos e anti-tipos. O que seria isso?

Tipo é o q a teologia diz ser um personagem, ou objeto, ou animal etc que representa uma pessoa ou um tempo ou uma determinada profecia.

Exemplo:
Leão de Judá representa o Mashiach. (Tipo do Mashiach)

José do Egito representa o Mashiach ( tipo do Mashiach)

Faraó representa o diabo ( tipo do diabo)

Egito representa o mundo. ( Tipo do mundo)

Assim a árvore da vida segue o mesmo roteiro e ela tem ou representa dois tipos comumente aceitos em larga escala no judaísmo e também no cristianismo. Vejamos:

Qual era a função dá árvore da vida?
O próprio nome diz:
Dar a vida eterna. Se Adão e Eva tivessem comido dessa árvore não experimentariam a morte. Porém eles pecaram e foram destituídos da gloria do Rei Eterno. Agora precisariam d uma outra forma de obter a vida ETERNA. E como obtemos a vida eterna?

1° Yeshua o Mashiach é a vida.
João 14.6 Eu sou o caminho..  e a vida.

João 5. 24. Quem ouve a minha palavra é crê naquele q me enviou tem a VIDA ETERNA.

João 15. 1. Eu sou a videira...

Nestes textos Yeshua está falando q ele é a vida é faz dá árvore o seu tipo. Então fica claro q Yeshua é a arvore dá vida.

Porém Yeshua foi revelado bem depois dá queda do homem, como eles fizeram p receber a vida eterna antes do Mashiach?

Salmo 119.93. nunca me esquecerei dá tua Torá (lei, preceitos) visto q por ela tem me dado VIDA.

Deuteronômio 8.3.
...Nem só de pão vive o homem , mas de toda palavra q procede da boca de Adonai.

Sem estender, podemos concluir q a palavra do Eterno é árvore de vida e todo judeu q não crê em Yeshua como Mashiach, crê piamente q esta palavra é vida p eles, pq a Torá , o Tanach ensinam isso é Yeshua corrobora com este ensinamento, vejam:

João 5.39
Vós examinais criteriosamente as Escrituras,porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testemunham acerca de mim.

Neste contexto, Yeshua está falando a judeus que criam na Torá, e ele estava mandando examinar a Torá e não o q chamamos erroneamente de novo testamento hoje, porque este nem existia. Então Yeshua estava dizendo:

"Estudem a Torá mesmo, porque vocês acreditam que dela procede a vida, e a Torá fala de mim. "

Conclusão:
Yeshua e a Torá são os mesmos, e através dos dois temos a vida eterna. A tora como árvore da vida e primeira revelação, Yeshua como árvore da vida e segunda revelação, mas não menos importante.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus...

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:1-14

Vejam então o verbo, palavra, Torá se tornando carne e se revelando como o Mashiach de Israel, o salvador do mundo. Este é a verdadeira arvore dá vida.

Nenhum comentário: